7 perguntas simples para avaliar a felicidade da relação

Algumas perguntas simples podem ajudar-nos a refletir sobre a felicidade da nossa relação e assim promover melhorias.

28 OUT 2020 · Leitura: min.

PUBLICIDADE

7 perguntas simples para avaliar a felicidade da relação

Partilhar a vida com alguém que amamos é maravilhoso e excitante, mas também traz muitos desafios. No começo do relacionamento tudo é um sonho. Ambos fazem um esforço para mostrar ao parceiro as suas maiores qualidades e assim manter o encanto. Mas, com o tempo, vamos conhecendo melhor  a outra pessoa e é aí que as incompatibilidades começam a surgir.

Existem algumas características que deveriam ser a base de uma relação saudável e feliz. E é possível medir a felicidade de um casal, simplesmente reflectindo sobre a sua dinâmica. Abaixo encontrarás 7 perguntas que irão te ajudar a avaliar o nível de felicidade da tua relação:

1. Sorrides juntos?

Esta questão pode parecer banal, mas sorrir juntos é uma das partes mais importantes de uma relação feliz. Uma relação onde não há espaço para o riso, é tensa e pesada. Além disso, sorrir pode ajudar a quebrar o gelo, a aliviar os momentos de stress e a aproximar o casal. 

2. Sois capazes de manter segredo?

Guardar um segredo não se trata apenas de uma demonstração confiança. Vai além disso.  Faz parte da integridade e do equilíbrio da relação. Não guardar um segredo ou ameaçar contá-lo aos outros é uma forma de manipulação perversa, pois deixa a outra pessoa vulnerável. E as relações com pessoas manipuladoras são tóxicas e infelizess.

3. Partilhais os sentimentos mais profundos?

Quando nos apaixonamos, costumamos dizer abertamente o que sentimos. Caso contrário, seria impossível saber se o amor é recíproco. Mas, com o tempo, muitos deixam de falar dos seus sentimentos e as conversas passam a ser superficiais. "Como foi o seu dia?" ou "precisamos fazer o supermercado" substituem frases como "estou com saudades" ou "sinto-me triste porque já não partilhamos as nossas ideias". As conversas significativas desempenham um papel muito importante em qualquer relação, porque nos ajudam a manter uma ligação íntima e profunda com o nosso parceiro. Falar de sentimentos também abre caminhos para lidar melhor com os problemas. 

4. A relação é equilibrada?

Dar e receber. Essa é a base de uma relação saudável. Quando um dos dois apenas dá e não recebe nada em troca, pode ser um sinal de que a relação é tóxica. Em casos assim, existe uma forte dependência emocional , o que é muito nocivo. Tenha em mente que não há nada melhor do que ser cuidada e também ser capaz de cuidar. 

5. Sois amigos?

Passais tempo juntos só por diversão? Partilhais interesses e podeis falar sobre tudo? Olhas para o teu parceiro e tens certeza que ele é o teu melhor amigo? Se respondeu sim a essas perguntas, é um ótimo sinal, pois não existe relacionamento feliz sem amizade. No início da relação, quando há muita química, a amizade pode não parecer uma prioridade. Mas é. Se o casal não consegue ser amigo, falta um ingrediente importane do amor. E, no longo prazo, a relação provavelmente perderá o seu sentido. 

6. Discutis com respeito?

Brigar não é agradável, mas faz parte da vida a dois. Nem sempre é fácil discutir de uma forma equilibrada e tranquila, mas os casais que conseguem fazê-lo têm mais probabilidades de ter uma relação forte e duradoura. Estar atento a gestos e palavras pode ajudar a manter a conversa civilizada. Além disso, é importante saber escutar. Muitas vezes, não prestamos atenção no que a outra pessoa fala porque estamos a pensar no que vamos dizer a seguir. Isto compromente negativamente a comunicação. 

7. Sabeis que perfeição não existe?

Não existe pessoa perfeita nem relação perfeita. Se procuras a perfeição, nunca serás feliz com ninguém. Todas as relações têm problemas e passam por fases complicadas. Se não formos suficientemente maduros para aceitar as nossas próprias imperfeições e as imperfeições uns dos outros, nunca poderemos partilhar a vida com ninguém. Devemos ser tolerantes e procurar aprender com os nossos erros a fim de crescer como casal.

PUBLICIDADE

Psicólogos
Linkedin
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Joel, S., Eastwick, P. W., Allison, C. J., Arriaga, X. B., Baker, Z. G., Bar-Kalifa, E., ... & Carmichael, C. L. (2020). Machine Earning Uncovers the Most Robust Self-Report Predictors of Relationship Quality Across 43 Longitudinal Couples Studies. Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(32), 19061-19071.

Simon Samuels, The Lifelong Relationship: How to Make Your Relationship and Marriage Healthy and Loving for a Lifetime; Simon Samuels (2020). 

American Psychological Association, Happy Couples: How to Keep your Relationship Healthy: https://www.apa.org/topics/healthy-relationships

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre terapia de casal