7 perguntas simples para avaliar a felicidade da relação

Algumas perguntas simples podem ajudar-nos a refletir sobre a felicidade da nossa relação e assim promover melhorias.

28 OUT 2020 · Leitura: min.
7 perguntas simples para avaliar a felicidade da relação

Partilhar a vida com alguém que amamos é maravilhoso e excitante, mas também traz muitos desafios. No começo do relacionamento tudo é um sonho. Ambos fazem um esforço para mostrar ao parceiro as suas maiores qualidades e assim manter o encanto. Mas, com o tempo, vamos conhecendo melhor  a outra pessoa e é aí que as incompatibilidades começam a surgir.

Existem algumas características que deveriam ser a base de uma relação saudável e feliz. E é possível medir a felicidade de um casal, simplesmente reflectindo sobre a sua dinâmica. Abaixo encontrarás 7 perguntas que irão te ajudar a avaliar o nível de felicidade da tua relação:

1. Sorrides juntos?

Esta questão pode parecer banal, mas sorrir juntos é uma das partes mais importantes de uma relação feliz. Uma relação onde não há espaço para o riso, é tensa e pesada. Além disso, sorrir pode ajudar a quebrar o gelo, a aliviar os momentos de stress e a aproximar o casal. 

2. Sois capazes de manter segredo?

Guardar um segredo não se trata apenas de uma demonstração confiança. Vai além disso.  Faz parte da integridade e do equilíbrio da relação. Não guardar um segredo ou ameaçar contá-lo aos outros é uma forma de manipulação perversa, pois deixa a outra pessoa vulnerável. E as relações com pessoas manipuladoras são tóxicas e infelizess.

3. Partilhais os sentimentos mais profundos?

Quando nos apaixonamos, costumamos dizer abertamente o que sentimos. Caso contrário, seria impossível saber se o amor é recíproco. Mas, com o tempo, muitos deixam de falar dos seus sentimentos e as conversas passam a ser superficiais. "Como foi o seu dia?" ou "precisamos fazer o supermercado" substituem frases como "estou com saudades" ou "sinto-me triste porque já não partilhamos as nossas ideias". As conversas significativas desempenham um papel muito importante em qualquer relação, porque nos ajudam a manter uma ligação íntima e profunda com o nosso parceiro. Falar de sentimentos também abre caminhos para lidar melhor com os problemas. 

4. A relação é equilibrada?

Dar e receber. Essa é a base de uma relação saudável. Quando um dos dois apenas dá e não recebe nada em troca, pode ser um sinal de que a relação é tóxica. Em casos assim, existe uma forte dependência emocional , o que é muito nocivo. Tenha em mente que não há nada melhor do que ser cuidada e também ser capaz de cuidar. 

5. Sois amigos?

Passais tempo juntos só por diversão? Partilhais interesses e podeis falar sobre tudo? Olhas para o teu parceiro e tens certeza que ele é o teu melhor amigo? Se respondeu sim a essas perguntas, é um ótimo sinal, pois não existe relacionamento feliz sem amizade. No início da relação, quando há muita química, a amizade pode não parecer uma prioridade. Mas é. Se o casal não consegue ser amigo, falta um ingrediente importane do amor. E, no longo prazo, a relação provavelmente perderá o seu sentido. 

6. Discutis com respeito?

Brigar não é agradável, mas faz parte da vida a dois. Nem sempre é fácil discutir de uma forma equilibrada e tranquila, mas os casais que conseguem fazê-lo têm mais probabilidades de ter uma relação forte e duradoura. Estar atento a gestos e palavras pode ajudar a manter a conversa civilizada. Além disso, é importante saber escutar. Muitas vezes, não prestamos atenção no que a outra pessoa fala porque estamos a pensar no que vamos dizer a seguir. Isto compromente negativamente a comunicação. 

7. Sabeis que perfeição não existe?

Não existe pessoa perfeita nem relação perfeita. Se procuras a perfeição, nunca serás feliz com ninguém. Todas as relações têm problemas e passam por fases complicadas. Se não formos suficientemente maduros para aceitar as nossas próprias imperfeições e as imperfeições uns dos outros, nunca poderemos partilhar a vida com ninguém. Devemos ser tolerantes e procurar aprender com os nossos erros a fim de crescer como casal.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em terapia de casal

Bibliografia

Joel, S., Eastwick, P. W., Allison, C. J., Arriaga, X. B., Baker, Z. G., Bar-Kalifa, E., ... & Carmichael, C. L. (2020). Machine Earning Uncovers the Most Robust Self-Report Predictors of Relationship Quality Across 43 Longitudinal Couples Studies. Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(32), 19061-19071.

Simon Samuels, The Lifelong Relationship: How to Make Your Relationship and Marriage Healthy and Loving for a Lifetime; Simon Samuels (2020). 

American Psychological Association, Happy Couples: How to Keep your Relationship Healthy: https://www.apa.org/topics/healthy-relationships

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

Comentários 1
  • Silva

    Amizade não é o mesmo que amor. Mas se nem a amizade mais existe, é porque não há espaço para nenhum tipo de amor.

últimos artigos sobre terapia de casal

PUBLICIDADE