7 sinais que o teu parceiro não te valoriza (e o que fazer)

Algumas pessoas sentem que não são valorizadas pelo parceiro e isso tem um impacto enorme na autoestima.Aprenda a identificar se é o teu caso e saiba o que fazer.

5 NOV 2020 · Leitura: min.
7 sinais que o teu parceiro não te valoriza (e o que fazer)

Estar em relação amorosa significa partilhar bons e maus momentos com alguém que nos ama, nos respeita e nos ajuda a crescer. Deveria ser assim com todos os casais, mas nem sempre é o que ocorre. Muitas vezes, uma das duas partes faz todo o possível para cuidar da relação, mas o seu valor nunca é reconhecido.

Sentir-se desvalorizado pela pessoa que amamos pode ter muitas consequências na nossa autoestima. Muitas vezes, é difícil reconhecer que o outro não está tão envolvido no relacionamento como gostaríamos e preferimos procurar desculpas para a sua falta de interesse e afecto. No entanto, esta não é a melhor alternativa porque nos impede de viver um amor pleno, equilibrado e feliz.

Sentes que o teu parceiro não te valoriza, mas gostaria de saber o que fazer para mudar a situação? A seguir, verás  7 sinais de que a pessoa que amas não te valoriza:

  1. Faz comentários que acabam com a sua autoestima: quando, ganhas um pouco de peso, diz que deverías fazer dieta. Quando conquista alto, ele te compara com alguém melhor.
  2. Nunca te dá prioridade: se ele sempre tem mil planos e és a última prioridade da sua lista, é um sinal que o seu parceiro não te valoriza. E talvez seja o momento de pensar se vale à pena estar com alguém que não te considera importante
  3. Ele não respeita a tua opinião ou os teus gostos: se o teu parceiro diz que as tuas bandas favoritas não são boas, que as tuas séries favoritas são horríveis ou que os livros que lês são chatos, pode ser um sinal de que ele não te admira. Um casal não tem de ter todos os gostos em comum, mas saber respeitar a maneira de pensar do outro e os seus interesses particulares é muito importante para manter vivo o amor.
  4. Flerta com outras: se ele paquera ex-namoradas, amigas, colegas de trabalho e não esconde a sua atracção por outras mulheres quando está contigo é um claro sinal que não te respeita. E o respeito deve ser a base de qualquer relacionamento saudável.
  5. Ela nunca está presente quando necessitas ajuda: numa relação buscamos amor, companhia, amizade, sexo e apoio. Se o seu parceiro nunca está ao teu lado quando precisas, então é evidente que algo não vai bem.
  6. Não corresponde às tuas demonstrações de afecto: em relação onde há amor e admiração, há constantes demonstrações de afecto. Se estás com uma pessoa distante e fria, que não te faz nenhum carinho, talvez deverías refletir se o que sentes é recíproco.
  7. Não estão felizes: todos os casais têm problemas e é impossível estar sempre felizes e satisfeitos. Contudo, se estás sempre triste, a chorar e preocupada com o futuro da relação, talvez seja o momento de assumir que a relação não tem futuro.

O que fazer se o seu parceiro não o valoriza?

Não é fácil admitir, mas se o teu parceiro não te valoriza, é porque permites. Não podemos impedir que as pessoas de se comportarem mal, mas podemos decidir qual será a nossa reacção. Podemos romper o relacionamento ou podemos continuar juntos. Podemos falar ou ficar calados.

Se permites tal comportamento, ele pode eventualmente afectar a sua autoestima, confiança e bem-estar. Então, se o seu parceiro não te valoriza, o primeiro passo é valorizar a si própria. Procure analisar os teus pontos fortes, desenvolver teu pontencial e deixar um pouco de lado a tua necessidade de aprovação

Além disso, nos relacionamentos longos, damos por garantido que o outro nos ama e esquecemos de cuidar dos pequenos detalhes que nutrem a vida do casal. Se sentes que o teu parceiro não te valoriza, procura sair da tua zona de conforto e reacender a chama da paixão. Nem tudo está perdido. Saia da rotina, faá uma mudança no visual, volta a beijá-lo com paixão, prova novidades na cama. Essas simples mudanças podem reproximá-los muito. 

Também seria interessante conversar com o teu parceiro de uma forma assertiva e sincera sobre as tuas necessidades, sobre o que sentes e esperas da relação. Diga a ele que não te sentes valorizada, amada e que precisa de um pouco mais de afeto, apoio, cumplicidade e atenção. Ouça atentamente o que ele diz. Ele pode dizer que tens razão e que negligenciou o cuidado com o relacionamento. Ou ele pode innventar desculpas para não reconhecer que não te valoriza. Se este for o caso, talvez seja o momento de pensar se vale a pena seguir nessa relação. 

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em terapia de casal

Bibliografia

Sally A. Theran, et al., (October, 2006) “Abusive Partners and Ex-Partners - Understanding the Effects of  Relationship to the Abuser on Women’s Well-Being” Violence Against Women.

M. Gómez de Terreros Guardiola, Matrato Psicológico: http://scielo.isciii.es/pdf/cmf/n43-44/08.pdf

Estudo de Maltrato psicológico nas relações de casal, em jovens universitários. Líder do projeto Macarena Blázquez Alonso. Universidade de Extremadura, Espanha.  https://www.redalyc.org/pdf/2931/293121945005.pdf

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

Comentários 13
  • Marlene Marli

    Gostaria de ajuda meu marido de um tempo pra cá quer ficar me contando sobre namoro que ele teve antes de mim á 48 atrás eu não aguento mais estou ficando doente

  • Geiza Santos

    Boa noite, Eu amo o pai do meu filho, engravidei dele na época em q começamos nos conhecer, parsei minha gravidez sozinha, momento de maternidade tbm já vai fazer 5 anos assim , eu só com nosso filho,ele sempre falando q ama que quer, mas dar atenção pra tudo em sua volta menos pra mim, tem muito objetivos,nas quais nunca citou nós, vive ocupado, há e porém me mantém bem longe de tudo, fez eu viajar pra minha terra natal, e está em São Paulo, já vai fazer um anos assim, eu em outra cidade, na qual não posso fazer nada, quer ter controle de tudo q fasso como visto saio ,mas nunca demonstrou nada em relação a nós, Até tentei me libertar dele , parsei 7 meses sem falar com ele nenhum tipo de contato, estavam tentando seguir minha vida na minha cidade natal, até tava disposta a viver ao novo, tentei, mas não consegui porque amo ele, e decidi ficar sem ninguém, fique depois de 7 meses ele nos procurou como se estivesse tudo normal, e simplesmente falei pra ele q tentei me relacionar com outra pessoa, ele simplesmente falou deixa pra lá , vamos nos dar uma nova oportunidade, eu amo vc e estou aqui porque te amo,já errei muito com vc e sei q vc não fez por mal, nossa Samos incrível juntos nossos momentos, mas infelizmente ele voltou pra são Paulo, sozinho porque eu não quis ir, porque fizemos planos pra viver aqui na minha cidade, e simplesmente já vai fazer 6 meses q ele está lá só com desculpas,quer viver so de ligações, e muita das vezes some , só fala comigo quando está em seu quarto sozinho, sempre com desculpa q está com alguns problemas e quer resolver, mas esqueci q nós deveríamos está juntos pra resolver isso, sabe não sei o que fazer....as vezes vou cobrar alguma coisa, fala q não quer discutir, sempre

  • Dd

    Fiz tudo isso ...com 20 anos de casados e ele nao me valoriza e quando falo de separação ele nao quer aceitar ...mas também não muda ...se ate hj nao mudou penso que nao vai mudar nunca mais

  • Plokes

    Acho engraçado que é sempre mais voltado aos homens, até parece que existe a mulher perfeita.

  • Antonia

    Eu vivo com o pai dos meus filhos,, a 22 anos antes agente sempre tinha desentendimento constante uns tempos pra cá piorou muito não mim respeita mais tem agressão física meus filhos vê e sofre com essa situação difícil, não tenho o amor nem respeito e também cuidado vivo praticamente sozinha já os meus filhos si preocupam comigo,qual é o filho que quer ver uma mãe sofrendo preciso de ajuda

  • Bridget Helen

    O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo

  • rose miller

    A vida vem com experiências diferentes, não sei qual experiência você tem, mas este é meu pequeno testemunho, fico feliz em digitar isso porque tenho paz no meu casamento novamente e tudo graças a um grande homem chamado Dr Ogun Omo, ele é um poderoso lançador de feitiços que ajuda a conciliar a disputa entre eu e meu marido com um feitiço de amor, meu marido saiu de casa e mora com outra mulher por 7 meses sem cuidar de mim e de nossa filha de 4 anos, financeiramente estou bem, mas preciso do carinho de um homem, imploro para ele voltar para casa várias vezes, mas nada funciona, até pedi à irmã mais velha para me ajudar a implorar que não deu certo. Então um dia eu li um testemunho de uma mulher que descreveu como o Dr Ogun Omo a ajudou a impedir que seu marido se divorciasse dela com um feitiço de amor, então peguei seu contato e expliquei meus problemas para ele, ele me disse o que é necessário para o amor feitiço e o que eu fiz depois de 48 horas meu marido chegou em casa implorando por meu perdão, então foi assim que meu casamento foi salvo. Se você precisar da ajuda dele, não hesite em contatá-lo em seu e-mail: ogunomospellcaster@gmail.com para quaisquer problemas que afligem seu coração e ele os resolverá para você.

  • Eu

    Estou em um relacionamento assim.....já tentei por várias vezes colocar um fim...mas na hora não consigo. Esse texto é tudo q está a acontecer no meu namoro...

  • Ozana

    Boa noite esse texto me ajudou muito pois é o meu caso sinto que ñ sou valorizada pelo meu esposo e gostaria de mais sugestões para mim entender ele ou desistir de uma vez.

  • Vaneska

    Boa tarde . Você acha que o relacionamento sério presta pra namorar a pessoa que é tão calada ?? Kkk Ela as vezes é tão calada Falava pouco básico comigo , mesmo a distância Que é toda fria .. Sem carinho quando estou com lado dela , continua do mesmo jeito Até pq que é o jeito dela etals , e não estou aguentando , tudo isso eu não mereço


A carregar...



últimos artigos sobre terapia de casal

PUBLICIDADE