7 sinais que o teu parceiro não te valoriza (e o que fazer)

Algumas pessoas sentem que não são valorizadas pelo parceiro e isso tem um impacto enorme na autoestima.Aprenda a identificar se é o teu caso e saiba o que fazer.

5 NOV 2020 · Leitura: min.

PUBLICIDADE

7 sinais que o teu parceiro não te valoriza (e o que fazer)

Estar em relação amorosa significa partilhar bons e maus momentos com alguém que nos ama, nos respeita e nos ajuda a crescer. Deveria ser assim com todos os casais, mas nem sempre é o que ocorre. Muitas vezes, uma das duas partes faz todo o possível para cuidar da relação, mas o seu valor nunca é reconhecido.

Sentir-se desvalorizado pela pessoa que amamos pode ter muitas consequências na nossa autoestima. Muitas vezes, é difícil reconhecer que o outro não está tão envolvido no relacionamento como gostaríamos e preferimos procurar desculpas para a sua falta de interesse e afecto. No entanto, esta não é a melhor alternativa porque nos impede de viver um amor pleno, equilibrado e feliz.

Sentes que o teu parceiro não te valoriza, mas gostaria de saber o que fazer para mudar a situação? A seguir, verás  7 sinais de que a pessoa que amas não te valoriza:

  1. Faz comentários que acabam com a sua autoestima: quando, ganhas um pouco de peso, diz que deverías fazer dieta. Quando conquista alto, ele te compara com alguém melhor.
  2. Nunca te dá prioridade: se ele sempre tem mil planos e és a última prioridade da sua lista, é um sinal que o seu parceiro não te valoriza. E talvez seja o momento de pensar se vale à pena estar com alguém que não te considera importante
  3. Ele não respeita a tua opinião ou os teus gostos: se o teu parceiro diz que as tuas bandas favoritas não são boas, que as tuas séries favoritas são horríveis ou que os livros que lês são chatos, pode ser um sinal de que ele não te admira. Um casal não tem de ter todos os gostos em comum, mas saber respeitar a maneira de pensar do outro e os seus interesses particulares é muito importante para manter vivo o amor.
  4. Flerta com outras: se ele paquera ex-namoradas, amigas, colegas de trabalho e não esconde a sua atracção por outras mulheres quando está contigo é um claro sinal que não te respeita. E o respeito deve ser a base de qualquer relacionamento saudável.
  5. Ela nunca está presente quando necessitas ajuda: numa relação buscamos amor, companhia, amizade, sexo e apoio. Se o seu parceiro nunca está ao teu lado quando precisas, então é evidente que algo não vai bem.
  6. Não corresponde às tuas demonstrações de afecto: em relação onde há amor e admiração, há constantes demonstrações de afecto. Se estás com uma pessoa distante e fria, que não te faz nenhum carinho, talvez deverías refletir se o que sentes é recíproco.
  7. Não estão felizes: todos os casais têm problemas e é impossível estar sempre felizes e satisfeitos. Contudo, se estás sempre triste, a chorar e preocupada com o futuro da relação, talvez seja o momento de assumir que a relação não tem futuro.

O que fazer se o seu parceiro não o valoriza?

Não é fácil admitir, mas se o teu parceiro não te valoriza, é porque permites. Não podemos impedir que as pessoas de se comportarem mal, mas podemos decidir qual será a nossa reacção. Podemos romper o relacionamento ou podemos continuar juntos. Podemos falar ou ficar calados.

Se permites tal comportamento, ele pode eventualmente afectar a sua autoestima, confiança e bem-estar. Então, se o seu parceiro não te valoriza, o primeiro passo é valorizar a si própria. Procure analisar os teus pontos fortes, desenvolver teu pontencial e deixar um pouco de lado a tua necessidade de aprovação

Além disso, nos relacionamentos longos, damos por garantido que o outro nos ama e esquecemos de cuidar dos pequenos detalhes que nutrem a vida do casal. Se sentes que o teu parceiro não te valoriza, procura sair da tua zona de conforto e reacender a chama da paixão. Nem tudo está perdido. Saia da rotina, faá uma mudança no visual, volta a beijá-lo com paixão, prova novidades na cama. Essas simples mudanças podem reproximá-los muito. 

Também seria interessante conversar com o teu parceiro de uma forma assertiva e sincera sobre as tuas necessidades, sobre o que sentes e esperas da relação. Diga a ele que não te sentes valorizada, amada e que precisa de um pouco mais de afeto, apoio, cumplicidade e atenção. Ouça atentamente o que ele diz. Ele pode dizer que tens razão e que negligenciou o cuidado com o relacionamento. Ou ele pode innventar desculpas para não reconhecer que não te valoriza. Se este for o caso, talvez seja o momento de pensar se vale a pena seguir nessa relação. 

PUBLICIDADE

Psicólogos
Linkedin
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Sally A. Theran, et al., (October, 2006) “Abusive Partners and Ex-Partners - Understanding the Effects of  Relationship to the Abuser on Women’s Well-Being” Violence Against Women.

M. Gómez de Terreros Guardiola, Matrato Psicológico: http://scielo.isciii.es/pdf/cmf/n43-44/08.pdf

Estudo de Maltrato psicológico nas relações de casal, em jovens universitários. Líder do projeto Macarena Blázquez Alonso. Universidade de Extremadura, Espanha.  https://www.redalyc.org/pdf/2931/293121945005.pdf

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre terapia de casal