Como combater o stress? 7 estratégias eficazes!

Vamos, em 7 pontos, dar-lhe algumas dicas para combater o stress e conseguir enfrentar o dia a dia de uma forma mais descontraída e positiva!

24 MAI 2019 · Leitura: min.
Como combater o stress? 7 estratégias eficazes!

Hoje em dia fala-se quase diariamente de situações de stress: do stress no trabalho, do stress nas relações, do stress no trânsito… Parece que toda a actividade humana está sujeita a stress e cada vez é mais difícil evitá-lo.

O stress parece ser causado por um elemento exterior à pessoa e leva-a a uma série de alterações a nível comportamental, psicológico, bioquímico e fisiológico. Por vezes pode ser útil, na medida em que propulsiona a acção, o movimento. No entanto, quando em níveis excessivamente elevados, pode chegar a ser incapacitante.

Nem sempre nos é possível mudar as condições que nos causam stress. No entanto, podemos alterar a forma como reagimos face a essas condições e até mesmo em relação ao efeito que o stress pode provocar no nosso corpo e na nossa mente.

Aqui estão 7 estratégias que ajudam a combater o stress e a relaxar corpo e mente!

1. Respirar bem fundo

Fazer alguns ciclos de respiração profunda ajudam a regular a respiração, a acalmar a mente e activam o sistema parassimpático, o grande inimigo do stress. Comece por expirar completamente, forçando para expelir todo o ar dos pulmões, e depois inspire profundamente. Faça uma pausa com o peito cheio de ar e comece a expirar de novo. Já sem ar, tente fazer uma outra pausa antes de voltar a inspirar e assim sucessivamente.

Observe como, pouco a pouco, o seu estado mental e emocional se altera e até os músculos do corpo ficam mais soltos. Desfrute!

2. Fazer exercício

Ao fazer exercício o corpo entra em movimento e a tensão provocada pelo stress começa a dissipar-se. A adrenalina que se liberta em situações de stress serve então o seu objetivo, que é ativar uma fuga e ativar uma ação muscular e, deste modo, é libertada em vez de ficar retida no corpo.

Além do mais, enquanto estiver com toda a sua atenção num exercício físico não poderá ruminar outros pensamentos.

3. Desligar a máquina de lavar a roupa

Tal como acontece numa máquina de lavar a roupa, muitas vezes os pensamentos ficam a dar voltas na cabeça, sem que daí saia uma solução. Por isso é tão importante parar este ciclo, deixar de ruminar no mesmo pensamento e, da forma que for possível, passar à acção ou focar a atenção num outro assunto. Muitas vezes é pensando num assunto paralelo que se consegue encontrar a solução para um problema específico.

4. Cortar em pedaços

Grandes tarefas podem ser causadoras de stress, pois a pessoa tem a sensação de estar assoberbada com trabalho, desafios ou até pensamentos. Dividir o que é necessário fazer em segmentos e resolver um de cada vez é uma forma muito eficaz de sentir que se está a avançar e relaxar à medida que se vão alcançando as diferentes metas.

5. Começar!

Quando é a ideia de ter de resolver uma situação, ou de lidar com um problema, que é geradora de stress, o mais importante a fazer é começar. Ao começar a resolver uma situação, ou até a realizar uma tarefa que se tem pendente, o motivo de stress vai tornar-se menor e os seus efeitos desvanecem-se.

6. Fazer um diário

Quando o stress se torna crónico, manter um diário onde se anotam situações nas quais a ansiedade aumenta pode ser muito útil para identificar as verdadeiras causas de um estado de stress crónico.

Por outro lado, registar igualmente os objectivos atingidos é uma importante fonte de motivação para encarar novos desafios.

Assim, manter um diário é altamente vantajoso quer para elaborar as emoções, sentimentos e até conhecimentos adquiridos durante o dia, como também para manter acesa a chama da motivação e da autoestima.

7. Mudar ou aceitar

Por fim, um pensamento muito simples, apesar de difícil de concretizar: o que se pode mudar, muda-se (com todo o esforço que tal pode implicar); o que não se pode mudar tem de se aceitar.

Esta aceitação é importante que seja feita desde uma perspectiva de integração da realidade mas sem, no entanto, haver uma identificação obrigatória. Aceitar uma determinada condição pode ser apenas dar-lhe “autorização” para existir, não para alterar o estado de espírito de cada um!

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

Marta Madeira CP 019810

Consulte os nossos melhores especialistas em stress

Bibliografia

National Institute Of Mental Health, 5 Things You Should Know About Stress: https://www.nimh.nih.gov/health/publications/stress/index.shtml

National Health Service, Breathing Exercise For Stress: https://www.nhs.uk/conditions/stress-anxiety-depression/ways-relieve-stress/

Centers For Desease Control And Preventionn, Coping With Stress: https://www.cdc.gov/violenceprevention/suicide/copingwith-stresstips.html

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE