Como lidar com a claustrofobia

A claustrofobia é uma fobia que diz respeito ao medo de se encontrar em espaços fechados ou reduzidos. Perceba as suas manifestações e aprenda a lidar com esta perturbação.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
Como lidar com a claustrofobia

A claustrofobia é uma fobia que diz respeito ao medo de se encontrar em espaços fechados ou reduzidos. A pessoa pode sofrer de ataques de pânico ou ter a sensação que terá um a qualquer momento.

Onde se manifesta a claustrofobia

A intensidade da claustrofobia varia de pessoa para pessoa, quer a nível do tipo de espaço como da forma como se vivem os sintomas. Estes podem ser vividos em elevadores, aviões, salas pequenas ou também numa multidão em que se tem a noção de que não existe espaço livre.

Implicações no dia-a-dia

As fobias podem tornar-se paralisadoras quando as pessoas que sofrem delas estão em permanente contacto com a sua fonte de medo. Acontece, muitas vezes, a pessoa começar a limitar os espaços nos quais se move de modo a evitar o seu foco fóbico. Em consequência, estas limitações tendem a ser cada vez maiores, o que leva a situações de isolamento social e desconforto face a um crescente leque de eventualidades.

É comum que um claustrofóbico atente às saídas de emergência ou procure uma janela ou fonte de ar mal chegue a um espaço novo e as controle de uma forma quase obsessiva para estar prevenido na eventualidade de um ataque de pânico.

Como surge a claustrofobia

A origem da claustrofobia pode estar relacionada com incidentes traumáticos na infância mas esta não é a sua única explicação possível. Existem muitos episódios ao longo da vida que podem desencadear o surgimento da claustrofobia. Também podem interferir processos biológicos e químicos que ocorrem a nível cerebral.

A claustrofobia tanto pode surgir de uma forma súbita como gradual, na qual, pouco a pouco, a pessoa vai experimentando sensações cada vez mais desagradáveis e intensas em relação às situações implicadas na claustrofobia.

Sintomas da claustrofobia

A pessoa que sofre de claustrofobia pode ter ataques de pânico quando se encontra em espaços confinados. Os sintomas de ataque de pânico podem incluir:

  • Hiperventilação e respiração acelerada;
  • Sensação de falta de ar;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos e dores no peito;
  • Dormências e tremores;
  • Boca seca;
  • Tonturas, náuseas e sensação de desmaio;
  • Suores;
  • Sensação de morte iminente.

O facto de ter um ataque de pânico pode fazer com que a pessoa evite ainda mais situações semelhantes com o intuito de, desta forma, prevenir outra ocorrência.

claustrofobia-shutterstock-115937239.jpg

Como lidar com estes sintomas?

Existem algumas maneiras de amenizar estas sensações. Alguns exemplos são:

  • Concentrar-se numa imagem securizante, física ou mental;
  • Convencer-se que o medo que está a sentir é irracional e explicar-se porque o é;
  • Fazer visualizações de sítios que lhe transmitam calma;
  • Pensar no momento a seguir ao ataque de pânico, no qual já não tem estas sensações, pensar que é uma situação passageira;
  • Respirar profundamente e pela barriga, contanto até 4 em cada inspiração e expiração.

Tratamento da claustrofobia

O tratamento da claustrofobia é possível, sendo que é uma perturbação na qual se pode intervir através de diferentes abordagens.

A consulta de um profissional especializado é sempre o melhor caminho para alcançar o sucesso num tratamento.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em fobias

Bibliografia

W. Barnhill, John, Transtornos Fóbicos Específicos: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/ansiedade-e-transtornos-relacionados-a-estressores/transtornos-f%C3%B3bicos-espec%C3%ADficos

American Psychological Association, Psychologist Identifies What May Trigger Claustrophobia: https://www.apa.org/monitor/2011/06/claustrophobia 

F. Lourenco, Stella; R. Longo Matthew; Pathman Thannujeni, Near Space And Its RelationTo Claustrophobic Fear: http://bbk.ac.uk/psychology/bodylab/docs/lourencoEtal-cognition-2011.pdf

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE