Dislexia: causas, sintomas e tratamento

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que se manifesta sobretudo na leitura e na escrita. O tratamento da dislexia é possível mas requer um diagnóstico adequado e atempado.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
Dislexia: causas, sintomas e tratamento

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem intimamente relacionada com a capacidade de leitura de uma pessoa. A pessoa que sofre de dislexia tem dificuldades em ler, compreender e/ou interpretar aquilo que se lhe apresenta escrito.

O que é a dislexia?

A dislexia manifesta-se através de um conjunto de dificuldades ao nível da leitura e tem uma base neurológica com influência genética.

Podem identificar-se algumas características gerais, estando entre elas:

  • Leitura lenta com paragens entre as sílabas, sendo difícil encontrar o todo nas palavras e/ou frases;
  • Falta de ritmo na leitura, com cortes, repetições e hesitações;
  • Substituição de palavras e correções frequentes;
  • Confusões no que respeita à ordem das letras (que é frequentemente trocada) e o seu som (especialmente entre letras com sons semelhantes).

Como se diagnostica a dislexia?

É importante salientar que quem apresenta estas dificuldades não são pessoas preguiçosas, que não se esforçam, nem que tão pouco têm problemas a nível intelectual ou visual. Trata-se de uma condição particular que exige esforço para ser ultrapassada e que necessita, igualmente, do apoio especializado de profissionais competentes.

O diagnóstico de dislexia deve ser realizado por uma equipa multidisciplinar e a avaliação deverá ter em conta vários fatores, tais como a história clínica, avaliação da linguagem oral e escrita, a avaliação comportamental e cognitiva e outros que se vejam preponderantes para um correto diagnóstico.

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Qual o tratamento para a dislexia?

Uma vez diagnosticada a dislexia, há que elaborar um plano de tratamento. Neste, deverão estar incluídas não apenas as pessoas (normalmente crianças) que sofrem deste transtorno, como também a sua família e professores ou educadores. Convém salientar que o seu diagnóstico precoce (de preferência em idade pré-escolar) é fundamental para que o tratamento tenha uma maior taxa de sucesso o que, normalmente, é possível se seguidos o tratamento adequado.

A intervenção na dislexia abarca diferentes metodologias consoante o seu grau e particularidades. De qualquer modo, esta intervenção deverá ser intensa e ajustada a cada aluno, tendo em vista o treino no conhecimento das letras, do seu som, do vocabulário e da sua compreensão.

Este tipo de dificuldades de aprendizagem, apesar de não estar diretamente relacionado com outras perturbações, pode ter influência noutras áreas da vida da criança, nomeadamente no que diz respeito à sua integração social, à formação de um autoconceito e, consequentemente, de uma autoestima sólida. Sendo assim, não se poderá descurar a influência da dislexia na vida emocional e quotidiana da criança.

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Bibliografia

Associação Portuguesa de Dislexia, O Que é a Dislexia?: https://www.dislex.co.pt/o-que-%C3%A9-a-dislexia.html

Portal da Dislexia, Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção: https://dislexia.pt/dislexia-teoria-avaliacao-e-intervencao/

National Health Service, Dyslexia: https://www.nhs.uk/conditions/dyslexia/

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