É possível ser feliz no trabalho?
Um trabalhador satisfeito desenvolve as suas funções mais eficazmente e portanto isso repercute-se nos resultados da empresa. Como se pode medir a felicidade no trabalho?
Existem empresas que já o entenderam, existem outras que continuam a preferir tratar o trabalhador como uma peça mais da engrenagem, ignorando a realidade de que este é o bem mais precioso que a empresa tem. Um trabalhador satisfeito desenvolve as suas funções mais eficazmente e portanto isso repercute-se nos resultados da empresa.
O rendimento e a produtividade só podem ser alcançados num ambiente estável em que o funcionário esteja feliz, se encontre integrado, por isso a felicidade do empregado deve ser uma meta prioritária do empregador.
A organização Gallup desenvolveu um questionário chamado Gallup Q12 para definir o nível de comprometimento dos colaboradores, respondendo ao questionário seguinte com uma pontuação de 1 a 5 para cada pergunta:
- Sei o que esperam de mim no trabalho?
- Conto com os materiais e o equipamento necessário para fazer o meu trabalho corretamente?
- No trabalho tenho a oportunidade de fazer aquilo que faço de melhor todos os dias?
- Nos últimos sete dias, recebi algum reconhecimento ou elogios por fazer um bom trabalho?
- Pareço ser importante para o meu supervisor, ou para algum dos colegas de trabalho, como pessoa?
- Há alguém no trabalho que estimule o meu desenvolvimento?
- Parecem ser importantes as minhas opiniões no trabalho?
- A missão/objetivo da minha empresa faz sentir o meu trabalho importante?
- Os meus colegas de trabalho estão empenhados em fazer um trabalho de qualidade?
- Tenho um(a) melhor amigo(a) no trabalho?
- Nos últimos seis meses, alguém conversou comigo sobre os meus progressos laborais?
- Durante o último ano, tive a oportunidade de aprender e crescer?
O trabalho da Gallup em mais de 30 anos de pesquisa identificou através destas perguntas como as que melhor podem prever o trabalho individual e das equipas dentro de uma organização. Utilizando este modelo é possível medir o compromisso dos funcionários, bem como a sua satisfação, imprescindível para o bom funcionamento de qualquer empresa.
As perguntas organizam-se como uma pirâmide, encontrando na base as necessidades básicas refletidas nas duas primeiras perguntas, a ajuda aos superiores nas quatro seguintes, o trabalho em equipa nas outras quatro, e o crescimento nas últimas duas.
Investir na felicidade pode ser muito rentável, proporcionando mais produtividade, criatividade e permitindo incrementar até cerca de quarenta por cento as vendas.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE