Hipocondria: mania das doenças?

Já ouviu alguém dizer que tem a mania das doenças? A hipocondria é um transtorno no qual a pessoa está convencida que sofre de uma doença grave. Conheça esta perturbação.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
Hipocondria: mania das doenças?

Já ouviu alguém dizer-lhe que tem a mania das doenças? A hipocondria é um transtorno no qual a pessoa está convencida que sofre de uma doença, normalmente grave, e reconhece em si vários sintomas da mesma. É uma perturbação que causa um grande sofrimento em quem a vive, já que acredita que está realmente afetado por uma doença e não consegue encontrar meios para a curar. Na maior parte das vezes a pessoa interpreta erroneamente funções normais do organismo, encontrando nestes sinais da referida doença.

Como reconhecer a hipocondria

As pessoas que sofrem de hipocondria apresentam, frequentemente, os seguintes sintomas:

  • Medo e ansiedade que se perpetuam ao longo do tempo associados à crença de padecer de uma doença grave;
  • Interpretar funções normais do organismo como sinais de doença;
  • Procurar especialistas que possam corroborar as suspeitas de doença grave mas, caso tal não aconteça, a pessoa não se convence que está saudável e, por isso, tende a consultar outros especialistas para obter uma segunda opinião.
  • Preocupação excessiva com a saúde e cuidados de higiene que possam ter uma ação importante na prevenção de doenças.
  • Procurar informação na internet e pesquisa constantemente a possibilidade de ter uma doença grave ou pouco conhecida.
  • Sente que não está a ser levada a sério pela família ou especialistas de saúde.
  • Pensamento constante de que a sua vida pode estar em risco.

hipocondria-shutterstock-1143256772.jpg

Diagnóstico e consequências

O diagnóstico de hipocondria pode ser muito complicado porque, muitas vezes, os pacientes têm ou mimam os sintomas de determinada doença. Assim, até se despistar a possibilidade de realmente haver uma manifestação da doença de que a pessoa se queixa poder-se-á perder algum tempo. Especialmente por este motivo, o diagnóstico é mais fiável se for realizado por uma equipa multidisciplinar.

Uma das consequências mais graves da hipocondria passa pela possibilidade de automedicação. A pessoa está tão convencida que padece de uma doença grave que, apesar das evidências médicas o contrariarem, decide automedicar-se, o que pode trazer consequências nefastas.

Tratamento

O tratamento da hipocondria pode ser feito em várias frentes, incluindo a psicoterapia ou o recurso a fármacos.

Convém salientar que um hipocondríaco não finge que tem uma doença: ele realmente acredita que está muito doente e que corre risco de vida, o que é causa de grande sofrimento. Sendo assim, o acompanhamento por um profissional especializado é crucial para o sucesso do tratamento.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

E. Dimsdale, Joel, Transtorno de Ansiedade de Doença: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/sintoma-som%C3%A1tico-e-transtornos-relacionados/transtorno-de-ansiedade-de-doen%C3%A7a

The Center for Treatment of Anxiety and Mood Disorders, Signs You May be a Hypochondriac: https://centerforanxietydisorders.com/hypochondriac-signs/

 Jennifer Levine, The Hypochondria Cure: A Guide to Understanding and Overcoming Health Anxiety, Published March 10th 2015 by Sharizen Publishing.

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre problemas e transtornos

PUBLICIDADE