O que é a perturbação bipolar?

Conhecida também por perturbação maníaco-depressiva, a perturbação bipolar caracteriza-se por intensas variações de humor.

26 NOV 2018 · Leitura: min.
O que é a perturbação bipolar?

Na perturbação bipolar alternam episódios sérios de mania e de depressão. Assim, as pessoas que sofrem desta perturbação podem passar por períodos depressivos, onde são invadidas por sentimentos de tristeza, apatia e falta de energia, seguidos de episódios maníacos, nos quais experimentam sensações de felicidade exacerbada, com muita agitação e euforia.

A alternância entre estes dois estados é o que melhor caracteriza esta perturbação. No entanto, além destas variações do estado de ânimo, existem outros sintomas associados, tais como alterações bruscas dos níveis de energia e comportamentais que podem trazer implicações a nível social e familiar (e até laboral).

Os episódios maníacos

No estado maníaco, a pessoa experimenta ter elevados níveis de energia, com muita agitação e pensamento acelerado. Em linhas gerais, podemos encontrar os seguintes sintomas:

  •  Descarrilamento do discurso, que se pode tornar rápido e confuso;
  • Insónias (pode chegar a passar vários dias sem dormir);
  • Autoestima exacerbada, sentimento de que se é capaz de tudo;
  • Comportamento impulsivo;
  • Negação do problema;
  • Comportamentos agressivos;
  • Associação, por vezes, ao consumo de drogas, a condutas sexuais inadequadas e comportamentos paranoides.

bipolar2.jpg

Os episódios depressivos

Apesar de poder haver períodos em que o humor está equilibrado, a etapa depressiva da perturbação é inevitável e pode gerar sintomas tais como:

  • Sensações de tristeza, solidão e ansiedade;
  • Pessimismo, falta de esperança;
  • Dificuldades de concentração;
  • Baixa autoestima, sentimento de incapacidade, desvalorização pessoal;
  • Quebra de energia, cansaço generalizado;
  • Irritabilidade;
  • Perturbações a nível do sono e de apetite;
  • Pensamentos depressivos e possível ideação suicida.

Crê-se que esta perturbação possa ter uma origem familiar, uma vez que entre 80 e 90% das pessoas que sofrem deste problema encontram na sua família alguém com o mesmo tipo de perturbação. No entanto, não serão de descurar os fatores ambientais tais como o stress, transtornos relacionados com o sono e abuso de álcool e drogas.

Muitas vezes esta perturbação surge durante a adolescência ou durante o início da idade adulta, sento um transtorno que pode vir a acompanhar a pessoa durante toda a sua vida. O seu diagnóstico atempado é fundamental para o tratamento, sendo que em situações limite pode vir a ser necessário o internamento da pessoa para sua própria proteção, pois, especialmente nos episódios maníacos, pode ver-se envolvida em situações de risco.

O tratamento desta perturbação existe um acompanhamento profissional que, muitas vezes, conjuga a psicoterapia e um tratamento médico. Não obstante, é fundamental o apoio da família e rede social para a cura ou diminuição significativa dos sintomas.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares, O Que É A Doença Bipolar?: https://www.adeb.pt/pages/o-que-e-a-doenca-bipolar

Royal College Of Pshychiatrists, Bipolar Disorder: https://www.rcpsych.ac.uk/mental-health/problems-disorders/bipolar-disorder?searchTerms=bipolar 

Harvard Medical School, Bipolar Disorder (Manic Depressive Illness or Manic Depression): https://www.health.harvard.edu/a_to_z/bipolar-disorder-manic-depressive-illness-or-manic-depression-a-to-z

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre problemas e transtornos

PUBLICIDADE