O que é o coaching e que tipos existem

O coaching é uma metodologia que se pode empregar para atingir certas metas específicas estabelecidas. Conheça esta abordagem e saiba onde se aplica.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
O que é o coaching e que tipos existem

O coaching é uma metodologia que se pode empregar para atingir certas metas específicas estabelecidas. Assim, fala-se logo à partida do Estado Atual e, após o estabelecimento dos objetivos, do Estado Desejado. A partir desta premissa, constroem-se planos de ação nos quais o coach, que em português seria o tutor, acompanha a pessoa ajudando-a a realizar os seus objetivos.

Quais os tipos de coaching que existem?

Os tipos de coaching vão estar sempre relacionados com os objetivos a que cada pessoa se propõe. No entanto, em linhas gerais, podemos identificar duas grandes vertentes: uma mais ligada à área laboral, Business coaching, e outra mais próxima da vida pessoal, o Life coaching.

Dentro da área laboral, o objetivo será desenvolver competências que permitam ao trabalhador atingir um melhor desempenho na sua vida profissional. Assim, e dependentemente da área em que se trabalhe, existem diferentes abordagens:

  • Coaching empresarial – Para empreendedores que querem saber qual a melhor forma de expandir e melhorar os seus negócios. Aqui serão úteis as discussões com o coach que poderão derivar em melhores estratégias de gestão, que poderão partir de um diagnóstico de empresa até ao que será o objetivo pretendido na mesma.
  • Coaching de liderança – Perceber quais os estilos de liderança que se adequam melhor a cada situação e desenvolver técnicas de comunicação e delegação de tarefas que permitam aumentar os níveis de satisfação e motivação da equipa.
  • Coaching de vendas – Para profissionais mais relacionados com a área comercial pode ser de extrema importância desenvolver técnicas de negociação, técnicas de fidelização de clientes e, igualmente importante, a capacidade de resiliência do profissional.

coaching-shutterstock-1043108527.jpg

Já a nível da área privada da vida de uma pessoa, existem muitas outras formas de coaching. Entre elas, podemos destacar:

  • Coaching de carreiraApesar de estar relacionado com a área profissional, é mais direcionado para a realização profissional e para o estabelecimento de objetivos de carreira que se ajustem às aspirações pessoais.
  • Coaching de emagrecimento Nem sempre é fácil alcançar os objetivos de uma dieta ou de um plano de emagrecimento. Com um coach este caminho pode tornar-se menos penoso e incluir uma importante vertente de autoconhecimento e de consciencialização de certos comportamentos.
  • Coaching de relacionamento Para algumas pessoas pode ser difícil entrar numa relação estável e satisfatória. Compreender certos motivos e melhorar determinadas atitudes pode ser possível através do recurso a um coach.
  • Coaching familiar As relações dentro da família são complexas, mesmo quando não existe nenhuma patologia. Desenvolver técnicas de comunicação dentro da família, nomeadamente no que concerne às relações pais filhos pode ser de extrema importância para manter o equilíbrio familiar.

Consoante as necessidades e personalidade de cada pessoa, será possível encontrar um coach com experiência nas áreas que identifique como passíveis de serem acompanhadas por um profissional desta área.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em coaching

Bibliografia

Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional, O Que é Coaching: http://www.sp-coaching.pt/coaching/

International Coaching Community, What Is Coaching? https://internationalcoachingcommunity.com/what-is-coaching/

Coutu Diane, Kauffman Carol, What Can Coaches Do For You: https://hbr.org/2009/01/what-can-coaches-do-for-you

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE