Perverso narcisista: 5 pistas que o delatam

O perverso narcisista pode acabar com a vida das suas vítimas, mas com um pouco de observação é possível reconhecê-lo e afastar-se.

29 OUT 2020 · Leitura: min.

PUBLICIDADE

Perverso narcisista: 5 pistas que o delatam

Eles são aventureiros, encantadores, têm um grande poder de comunicação e observam tudo ao seu redor. No início  da convivência, são educados, prestativos e comportam-se como um verdadeiro gentleman. Mas quando ganham a confiança e o respeito da vítima, mostram a sua verdadeira identidade. Deixam feridas que podem durar toda a vida. Provavelmente, conheces alguém assim: são os chamados perversos narcisistas

Segundo a psiquiatra e autora do livro "O Assédio Moral", Marie-France Hirigoyen, os perversos narcisistas ssão manipuladores por natureza. São pessoas que primeiro seduzem e logo vampirizam. 

A violência do perverso narcisista baseia-se em três pontos: sedução, poder e manipulação. Este tipo de pessoa tem todas as características comuns a um pervertido moral, mas é muito mais fria, calculista e tem uma maior capacidade de destruição. Marie-France Hirigoyen.

Como é o perfil psicológico de um perverso narcisista?

Em geral, o perverso narcisista:

  • Foi maltratado na infância, abandonado ou passou por algum evento traumático quando era pequeno.
  • Foi idolatrado e não teve limites quando era criança. Assim, cresceu com a ideia errada de que é onipotente. 

Qual é o perfil da vítima de um perverso narcisista?

A vítima costuma ser uma pessoa dinâmica, forte e que gosta de aproveitar a vida. É inteligente e gera uma inveja muito forte no perverso narcisista porque tem muitas qualidades. 

Mas, se essas pessoas são tão inteligentes, por que caem na rede de um perverso narcisista? Simplesmente porque não é tão fácil identificá-lo. No começo ele finge muito bem. Além de ser bastante sedutor, o perverso narcisista finge ser alguém sensível e frágil, o que faz com que a sua presa queira ajudá-lo. 

Frequentemente, a vítima é alguém que tem empatia, que sabe colocar-se no lugar dos outros. 

Além disso, é importante destacar que o perverso narcisista é um excelente actor e age sem pressa. Envolve e anula a outra pessoa aos poucos. Em um primeiro momento, faz de tudo para ganhar a confiança da vítima. Porém, quando conquista o seu apreço, passa a tratá-la como uma marionete. 

5 sinais que delatam o perverso narcisista

É difícil identificar um perverso narcisista, mas não é impossível, pois existem alguns sinais que o denunciam. Os 5 principais são:

1. O dom da palavra

O perverso narcisista utiliza de uma forma muito hábil a linguagem. Sabe confundir o outro. Faz insinuações e joga com as palavras para deixar a vítima insegura, com dúvidas e culpada. Além disso, mente muito. Pode mentir para: 

  • Não assumir sua responsabilidade;
  • Testar os outros;
  • Conhecer a reação das outras pessoas;
  • Para passar uma imagem de sucesso;

2. No início, é o parceiro ideal

Para ganhar a confiança da vítima e conquistar seu coração, fará falsas promessas. No relacionamento amoroso, será o companheiro perfeito. Se adaptará 100% aos gostos, desejos e maneira de ser do outro. Provavelmente dirá frases como “contigo sou a minha melhor versão”, “contigo me sinto libre”, “nunca amei ninguém tão forte assim”, etc. Porém, essa falsa ideia de conto de fadas irá por água abaixo quando o narcisista notar que a vítima já está totalmente envolvida na relação.

3. Tem um ar de superioridade

No fundo, o perverso narcisista é uma pessoa com baixa autoestima e bastante insegura, mas que projeta uma imagem oposta para proteger-se. Assim, tende a mostrar aos outros que não erra, que é autoconfiante, que tem sucesso e que é superior aos demais. Quando conhece alguém, sempre fala de bens materias e valoriza mais o ter que o ser. 

4. É egocêntrico

Como é uma pessoa imatura emocionalmente, o narcisista não entende que a vida não gira ao seu redor. Para ele, a outra pessoa, seus sentimentos, vontades e necessidades simplesmente não existem. Por isso, a relação com um perverso narcisista costuma ser tão desigual e desgastante. 

Além disso, como se acha superior, ele não aceita críticas construtivas e jamais tenta mudar seus pontos fracos. 

5. Mudanças repentinas de humor

Os sentimentos de um perverso narcisista são como uma montanha-russa. Muda de humor sem causa aparente e não tem estabilidade emocional. Vai, da alegria a tristeza em questão de segundos e sem que nada ocorsa para essa mudança. Quem convive com um perverso narcisita nunca sabe com que humor vai encontrá-lo. 

PUBLICIDADE

Psicólogos
Linkedin
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Campbell, W. Keith & Crist, Carolyn. (2020). The New Science of Narcissism: Understanding One of the Greatest Psychological Challenges of Our Time—And What You Can Do About It. Boulder, CO: Sounds True. 

Krizan Z, Herlache AD. The Narcissism Spectrum Model: A Synthetic View of Narcissistic Personality. Personality and Social Psychology Review. 2018;22(1):3-31. doi:10.1177/1088868316685018.

Héctor Llanos Martínes, El Manual del Perverso Narcisista Para Hacerte la Vida Impossible: https://verne.elpais.com/verne/2016/09/09/articulo/1473406380_558080.html

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre problemas e transtornos