Podemos combater a procrastinação?
Procrastinar é a arte de adiar, de deixar para depois. O “já vou” que tantas vezes dizemos a nós próprios ou aos outros. Será que podemos combater este hábito?
Adiar para mais tarde tarefas cujo prazo pode ser alargado é algo que, mais cedo ou mais tarde, se vai transformar em stress e ansiedade. Procrastinar é uma ação frequentemente levada a cabo por freelancers, estudantes, profissionais cujas metas de trabalho não são urgentes ou, até, no dia-a-dia, na gestão das tarefas domésticas, familiares e sociais.
Deparar-se com a situação limite, na qual o prazo que foi estabelecido se aproxima e a tarefa não está, muitas vezes, sequer encaminhada, pode desencadear na pessoa reações de ansiedade que se manifestam na forma de insónias, problemas a nível gastrointestinal, dores de cabeça, alterações de apetite ou até, em contextos mais graves, problemas a nível cardiovascular.
O que fazer para combater a procrastinação?
A organização é o melhor ponto de partida para manter as tarefas atualizadas em tempo útil. Concentração, foco e iniciativa são palavras-chave para quem deseja combater o hábito de adiar. Aqui estão algumas dicas para começar a mudar agora:
1. Começar!
Uma das principais maneiras de deixar de ter ansiedade em relação a uma tarefa é começar a realizá-la. A angústia dissipa-se e o trabalho aparece feito! Muitas vezes há coisas que se podem fazer para preparar um trabalho maior, por exemplo. Aproveitar o tempo livre, mesmo que seja pouco, para essas tarefas menores é um excelente começo e fonte de motivação para o que vem a seguir.
2. Criar um ambiente a salvo de distrações
Hoje em dia somos constantemente bombardeados por distrações e informação supérflua. Guardar o telemóvel, desligar as redes sociais e manter apenas abertas as janelas do computador estritamente necessárias é uma excelente forma de entrar num estado de concentração.
Uma boa maneira de gerir estas distrações é dedicar-lhes tempo determinados. Por exemplo, em cada hora trabalhar 50 minutos de seguida e parar 10 para as ditas distrações. Cumprir à risca esta regra pode ainda ajudar a comprovar quais é que eram, na realidade, as distrações verdadeiramente importantes.
3. Fazer listas e priorizar
Quais são as tarefas pendentes a cada momento e qual é a importância de cada uma delas? Quais são as mais urgentes em termos de tempo e em termos de valor. Fazer listas de tudo o que há para fazer e em que ordem ajuda não só a organizar o tempo como também o pensamento.
À medida que for completando cada um dos pontos, encontre uma maneira de o espelhar na lista. O prazer de uma missão cumprida é enorme!
4. Estabelecer pequenas metas a curto prazo
Calendarizar o trabalho e, ao longo do tempo, estabelecer objetivos a serem cumpridos é outra excelente forma de organizar o tempo que se tem disponível. Mais uma vez, é fundamental ser fiel ao plano proposto!
5. Dar tempo para uma revisão final ou para um imprevisto
Calendarizar, ter em conta o tempo que se tem disponível para cada uma das tarefas, mas deixar algum tempo livre antes do prazo limite para rever todo o trabalho ou para a eventualidade de um imprevisto.
6. Yoga, meditação, ou um desporto que permita mudar de enquadramento
Fazer pausas férteis nas quais se possam realizar outras atividades em nada relacionadas com o trabalho é muito produtivo no sentido em que, durante esse tempo, o cérebro está a organizar a informação “em segundo plano”. Atividades como yoga e meditação são excelentes para trabalhar a concentração e a capacidade de raciocínio.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE