Qual é o objetivo da psicologia desportiva?

Fala-se cada vez mais dos fatores psicológicos e emocionais que estão relacionados com a motivação e com o rendimento dos atletas. Por isso é tão importante falar de preparação psicológica.

26 NOV 2018 · Leitura: min.
Qual é o objetivo da psicologia desportiva?

Trabalhar questões como o autoconceito, a resistência ao stress e à frustração, a capacidade de resiliência, entre outros, são fundamentais para que os atletas, especialmente os que se encontram em competições, mantenham uma apropriada higiene psicológica. A preparação integral de um atleta inclui o foco não só nas questões físicas como também noutras áreas relacionadas com os fatores psicológicos e emocionais, onde estão ainda incluídas as questões de identidade de grupo e o trabalho em equipa.

Quais as principais áreas pelas quais se interessa um psicólogo desportivo?

Podemos encontrar alguns pontos imprescindíveis no trabalho de um psicólogo desportivo com os seus atletas. Entre estes destacamos:

  • A autoestima e a autoconfiança, intimamente relacionados com o autoconceito.
  • A motivação, estudar quais as principais fontes de motivação para cada atleta, como esta pode afetar o seu rendimento e como melhorar a motivação face às contrariedades que possam surgir.
  • O stress psicossocial, onde se podem analisar também questões relacionadas com a perceção que o atleta tem daquilo que esperam de si, e como lidar com as questões sociais associadas ao desporto.
  • A ativação, atenção e concentração, indispensáveis para treinos intensos e para potenciar os resultados.
  • Capacidade de decisão, analisar e trabalhar questões relacionadas com a tomada de decisão e com a autoconfiança.
  • Agressividade, não só a saudavelmente necessária para a competição como também a proveniente dos resultados das competições, e como esta pode afetar todo o ambiente relacional do atleta, nas várias facetas da sua vida (não só profissional como também pessoal).
  • Persistência, intrinsecamente relacionada com a resiliência, a persistência é uma das questões fundamentais para qualquer atleta.
  • Relações interpessoais e coesão de equipa: importantes no caso de se tratar de um desporto dito individual, mas fulcral em desportos de equipa. As questões relacionadas com a coesão do grupo, a sua vida enquanto tal e as relativas às relações que se estabelecem dentro de uma equipa merecem ser cuidadosamente analisadas e trabalhadas de forma a alcançar melhores resultados e a lidar, enquanto grupo, com a frustração, se for caso disso.

O psicólogo desportivo, além de trabalhar diretamente com os atletas, pode ainda ser uma figura fundamental junto do treinador, de forma a planificar atividades que fomentem a coesão do grupo e, por outro lado, trabalhando ainda questões relacionadas com as capacidades de liderança, comunicação interpessoal e também avaliação de resultados enquanto líder de equipa.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

Bar-Eli Michael, Lidor Ronnie, Sport Psychology: Linking Theory And Practice, Fitness Information Technology, INC, US (1999). 

João Gouveia, Maria, Tendências da Investigação na Psicologia do Desporto, Exercício e Actividade Física: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000100002

American Psychological Association, Sport Psychology: https://www.apa.org/ed/graduate/specialize/sports

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre psicologia e terapias

PUBLICIDADE