Os riscos de conviver com um perverso narcisista

O perverso narcisista chega sem avisar. No início, parece uma doce surpresa e encanta a todos, mas com o passar do tempo torna-se um verdadeiro pesadelo.

13 OUT 2020 · Leitura: min.
Os riscos de conviver com um perverso narcisista

No início eles são dóceis, sedutores e têm um magnetismo que envolve a todos. Contudo, quando ganham a confiança do outro e entram na sua vida, podem literalmente destruí-la. São os chamados perversos narcisitas.

O termo foi popularizado pelo psicanalista francês Jean-Charles Bouchoux, que depois de estudar esse tipo de pessoas durante anos, escreveu o livro Perversos Narcisistas.

O perverso narcisista usa o vínculo familiar, profissional ou amoroso para subjugar o outro. Ele precisa desta proximidade para exercer a sua influência e não permite que a sua vítima se afaste dele. Ele é frio, não conhece a culpa. Os valores, sentimentos e comportamento do perverso narcisista mudam de acordo com as pessoas e o contexto à sua volta. Jean-Charles Bouchoux.

Segundo Bouchoux, o perverso narcisista:

  • Pode ser muito solícito fingindo no início ser gentil, simpático e generoso.
  • Procura ganhar a confiança da vítima para depois manipulá-la, isolando-a do seu círculo social e levando-a a fazer o que ele quer.
  • Comunica-se bem, sabe ser assertivo e joga com as palavras para confundir a vítima.
  • É egocêntrico e mente muito, mas exige sempre a verdade dos outros.
  • Nunca leva em conta os sentimentos ou necessidades dos outros.
  • Não aceita críticas, irrita-se com facilidade e muda muito de humor.
  • Transfere a sua frustração e conflitos internos para a outra pessoa porque não sabe como suportá-los.

Além disso, seu comportamento oscila de acordo com quem está ao seu redor e o contexto em que se encontra.

Perfil psicológico do perverso narcisista

Frequentemente, são pessoas que foram abusadas quando crianças e passaram por episódios traumáticos que as levam a acreditar que não valem nada. Sentem um enorme vazio e precisam sentir que pertecem a determinado grupo.

Muitos deles, como não tinham limites quando eram pequenos, pensam que são omnipotentes, mas a verdade é que são extremamente frágeis. Assim, para melhorar a sua auto-imagem, atribuem aos outros aquilo que não querem ver de si próprios.

Além disso, por serem incapazes de assumir as suas falhas e os danos que causam, não sentem arrependimento ou culpa. Por isso, é difícil para um perverso narcista procurar ajuda para se tratar. E quando ele destrói a vítima ou a vítima se afasta, procura outra presa para recomeçar todo o processo.

Danos que um perverso narcisista pode causar na sua vida

Se um perverso narcisista entra na tua vida, o dano pode ser enorme e difícil de reparar. A princípio, esse tipo de indivíduo faz tudo para ganhar tua confiança e afecto. Ele é paciente e amigo. Finge ser leal, mostra empatia e esforça-se para te ver feliz. Também irá te manipular para que deixe, gradualmente, de estar com os teus amigos e família, fazendo muitas intrigas.

Com o tempo, à medida que ganha tua confiança e apreço, o perverso narcisista começa a mostrar o seu outro lado, que é mais sombrio (e real). Através da violência psicológica, ele projecta toda a sua frustração, insegurança e rancor em ti. Te desvaloriza, joga com os teus sentimentos e te manipula até destruir a tua saúde mental.

Como se libertar de um perverso narcisista

O primeiro passo para sair de uma relação com um perverso narcisista é reconhecer que estás nessa situação. Os perversos narcisistas têm uma grande capacidade para destruir a autoestima das suas vítimas e, muitas vezes, é difícil para elas acreditarem que foram abusadas. Procure desabafar com uma pessoa de confiança que tenha a distância necessária do que te está a acontecer para te ajudar a ver as coisas com clareza.

Também se recomenda o apoio psicológico porque a ligação com o perverso narcisita deve ser cortada de imediato. Não há desculpas para manter essa pessoa tóxica na tua vida. O psicólogo saberá como agir para que recuperes a sua autoestima e a tua força interior para que não corra o risco de cair em uma armadilha semelhante no futuro.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

Jean-Charles Bouchoux, Perversos Narcisistas; Organisation (2009).

Elizabeth Broks, Narcisismo: Guía Específica para Reconocer a una Persona Narcisista!. Comprende el Trastorno de Personalidad Narcisista, Reconoce sus Características y Aprende a Identificar sus Desencadenantes; Independently Published (2019).

Pincus, Aaron, Lukowitsky, Mark; Pathological Narcissism and Narcissistic Personality Disorder: https://www.researchgate.net/publication/40679663_Pathological_Narcissism_and_Narcissistic_Personality_Disorder 

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

Comentários 1
  • Claudia

    Passei mais de 30 anos com um narcisista perverso e só agora consegui me "livrar" e perceber quanto tempo perdi. Ainda preciso de muita ajuda......

últimos artigos sobre problemas e transtornos

PUBLICIDADE