Como superar trauma de abusos que eu descobri?

Realizada por >Gabi · 30 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Olá! Me chamo Gabi!
Na minha família, tem muitos casos de abuso. Pelo menos 3 por parte de mãe, e 1 por parte de pai.
Desde criança, eu e meus primos tínhamos que nos defender dos nossos tios. NOSSOS, Pq tinha um ( que vou chamar de Pedro) que vivia nos falando besteira e tentando nos espiar sem roupa, outro, ( vou chamar de Joao) , abusou de minha prima, mas só descobri quando eu tinha uns 10 anos.
Na época que o João abusou da minha prima, eu vivenciei sem saber. Porém, hoje com as lembranças, sei que essas poucas lembranças ,eram de quando ele cometia os abusos contra minha prima. Lembro que ele chamava minha prima para o quarto dele (eu não entendia o pq) aparecia na janela para assusta-lá e acabava me assustando tmb, pq eu não sabia que era ele, acreditava ser “fantasma”. Quando eu tinha 12 anos, descobri outro abuso. Do meu tio por parte de pai, contra sua filha. Já com 15 anos, eu descobri que o meu tio Pedro, abusou do meu primo hoje com 10 anos, desde seus 2, e descobri por fotos.
Depois disso tudo, comecei a ter lembranças do meu ex padrasto, que me falava coisas sobre sexo, mas nunca cometeu nenhum ato libidinoso contra mim, pq sabia que minha mãe seria capaz até de mata- lo se descobrisse. Lembrei também que quando pequena meu pai ficava mordendo minha orelha e pedia se arrepiava.. mas eu NUNCA lembro de nada que meu pai tenha feito comigo em relação a abuso, tanto que amo muito ele e não lembro de nada além dessa situação.
Bom, depois desses relatos, digo que tenho crises de ansiedade, muitas vezes não gosto de fazer sexo, pois lembro e vejo o rosto de cada abusador que abusaram de pessoas que eu amo.. tenho ataque de pânico.. tenho medo de já ter sido abusada e não lembrar…o fato de eu saber que pessoas da minha família já sofreram tudo isso, me faz sofrer constantes crises de ansiedade e achar que todo mundo é um possível abusador. Além disso tudo, tive algumas amigas que já sofreram abuso, e penso que isso ou me persegue, ou os casos são mais constantes do que se pode imaginar.
Eu não quero ter filhos, pq não quero que isso aconteça com um filho meu, e acho que se eu tiver, mesmo acreditando que meu namorado jamais faria isso com ninguém, eu teria pavor de imaginar ele sozinho com a criança… ele ou QUALQUER homem. Acho que JAMAIS deixaria a criança sequer ter um padrinho, e por isso, acho melhor não ter filhos e me cuido muito para que eu JAMAIS tenha um. Isso me destrói.

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 2 JUN 2022

"...tenho pavor dos abusadores e de ter filhos por isso..."
O seu relato mostra alguém que quer lutar contra as possíveis ameaças e tem coragem de escrever sobre os seus medos.
Infelizmente, em todo o lado existem pessoas que oprimem e abusam de outros. Se envolver crianças ainda mais chocante é.
Felizmente, a maior parte dos adultos têm consciência da fragilidade das crianças e estão dispostos a lutar para as proteger, como diz seria a sua mãe.
Um adulto consciente das suas responsabilidades, dará ás suas crianças suporte e proteção suficiente que permita a estas viverem uma vida digna e desenvolverem-se com as competências que lhe permitam enfrentar as dificuldades futuras. Como no seu caso.
Em frente, sem medo
Delfim Alves Fidalgo

Delfim Alves Fidalgo Psicólogo em Gondomar

796 respostas

168 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Desenvolvimento pessoal

Ver mais psicólogos especializados em Desenvolvimento pessoal

Outras perguntas sobre Desenvolvimento pessoal

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3750 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1000

psicólogos

perguntas 3750

perguntas

respostas 1500

respostas