Oi, eu tenho um grande trauma por homens, mas nã lembro de ter sofrido assédio

Realizada por >Junnie · 26 mai 2021 Psicoterapias

Eu quero saber se tem possibilidade de eu n lembrar de algo relacionado, ou minha mente ter apagado isso, eu realmente queria tirar esta dúvida

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 1 JUN 2021

Ola Junnie!
De facto, a nossa mente tem um poder incrível e sim, tem o poder de "fazer esquecer" determinados acontecimentos dolorosos....no entanto, o que não é "trabalhado" terapeuticamente, o que aparenta ser "esquecido" aparecerá mais tarde sob a forma de sintoma. Por exemplo, muitas das nossas dores físicas, sem causa orgânica, podem prender-se com aquilo que não é expresso, com aquilo que é remetido para o inconsciente....mas não só! Quantas vezes temos comportamentos irracionais, dolorosos, os quais não conseguimos explicar e, mesmo conhecendo a irracionalidade desses, continuamos a atuar de igual modo?! Ora, estes são exemplos de situações que correspondem à sua pergunta...em que a mente parece "esquecer" um acontecimento.
Relativamente ao seu caso, Junnie, permita-me que lhe diga que se tem a perceção do seu trauma (nem todos os sujeitos conseguem realizar essa avaliação), se sente que algo não está bem então procure ajuda de um psi. Os psis, através de métodos e técnicas especificas, auxiliarão a Junnie a reencontrar-se pois a origem do seu trauma está lá bem guardada numa caixinha perto do inconsciente....quando chegar até ela, abra-a e liberte-se!!

Raquel Broegas Psicólogo em Almada

14 respostas

32 votos positivos

Fazer terapia online

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

28 MAI 2021

Olá, Junnie. Respondendo directamente à pergunta: sim, é possível que a nossa mente "apague" ou esconda certas memórias dolorosas. No entanto, essa não é a única explicação possível para a dificuldade que aponta. Numa sociedade ainda muito assente em valores patriarcais, estamos constantemente a receber mensagens que são, de alguma forma, análogas ao abuso físico. P.e. o julgamento social ao corpo pode-nos fazer sentir que o nosso corpo não nos pertence, o assédio na rua leva a um sentimento de estar constantemente sob ameaça e pode nos fazer sentir invadidas na nossa intimidade, etc. Acompanhamento psicológico pode ajudar a explorar a forma como tudo isto se interconecta em nós e como podemos avançar, menos limitadas por aquilo que desconhecemos e mais conectadas com aquilo que queremos. Se isso não for uma possibilidade agora, espaços feministas também podem ser uma ajuda e um bom ponto de partida, mas, encontrando a pessoa certa, é importante e é bom sentirmo-nos acompanhadas e ancoradas nessa exploração. Espero ter ajudado ;)

Celina Vilas-Boas Psicólogo em Lisboa

10 respostas

5 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Psicoterapias

Ver mais psicólogos especializados em Psicoterapias

Outras perguntas sobre Psicoterapias

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 1200 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 750

psicólogos

perguntas 1200

perguntas

respostas 50

respostas