Como atuar em situações de bullying

O Bullying é um problema que afeta gravemente a vida escolar. O que é afinal o bullying, como se pode prevenir e como se deteta? Quais são as suas consequências?

26 OUT 2018 · Leitura: min.

PUBLICIDADE

Como atuar em situações de bullying

O bullying é um problema que afeta gravemente a vida escolar. Ouvimos frequentemente falar de casos de assédio moral infanto-juvenil e parece ser difícil encontrar uma solução para este problema. O que é afinal o bullying, como se pode prevenir e como se deteta? Quais são as suas consequências?

O que é o bullying?

Bullying pode definir-se como um conjunto de atos de violência nas suas vertentes física, psicológica ou mental que um indivíduo ou um grupo exerce sobre outro (ou outro grupo) de forma reiterada e intencional. A sua forma repetida e intencional é uma das características que nos ajuda a distinguir as várias formas de bullying de um conflito pontual e sem gravidade de maior. Convém sublinhar que nem todos os conflitos entre alunos podem ser chamados de bullying: a existência de conflitos e normal e até saudável, sempre e quando se encontrem formas ajustadas de os resolver, funcionando como um meio de desenvolvimento pessoal.

O bullying é transversal a diferentes contextos sociais e apenas uma observação atenta das relações entre os estudantes pode fornecer pistas sobre a sua existência.

Pode falar-se de duas formas de bullying:

  • Forma direta: existem agressões físicas ou verbais evidentes;
  • Forma indireta: agressões mais subtis que podem incluir roubos, criação de boatos acerca da vítima, movimentos de exclusão ou isolamento da vítima por parte dos agressores.

bullying2-shutterstock-627623021.jpg

Como detectar o bullying?

Existem alguns sinais que podem ser reveladores de se ser vítima deste tipo de agressões:

  • Alterações de humor: a criança ou jovem parece estar mais triste e preocupado.
  • A criança ou jovem isola-se e parece alheia ao exterior;
  • Irritabilidade e alterações de sono e apetite;
  • Absentismo escolar ou tentativas no sentido de evitar a escola ou o que se relacione com o contexto escolar;
  • Existência de marcas físicas ou objetos (incluindo roupas) estragados;
  • Alterações nos resultados escolares, que tendem a piorar;
  • Vitimização de colegas mais novos (é um fenómeno que pode acontecer em cadeia sendo que a vítima se transforma em agressor).

No entanto, nada substitui uma enriquecedora conversa com a criança ou com o jovem no sentido de averiguar o que se está a passar.

O que fazer?

Se acha que o seu filho ou filha pode estar a ser vítima de bullying, é muito importante ter uma conversa séria e tentar mostrar que está disponível para ajudar e compreender o que se passa (e que está presente seja qual for o problema).

Tentar perceber o que se passa exatamente, quando e em que termos, e, ao mesmo tempo, explicar que não é sua culpa ser vítima de bullying. Do mesmo modo não se deve relativizar ou tirar importância ao que está a acontecer já que esta é, por si só, uma situação causadora de grande sofrimento.

Falar na escola do que se está a passar, de modo que se possa fazer uma intervenção adequada, onde se inclua também o bully. É crucial perceber todos os lados da questão para se poder agir adequadamente.

Um dos maiores fatores de fragilidade para uma vítima está no isolamento. Assim, tente promover com o seu filho contactos de qualidade junto dos seus colegas para, assim, poder evitar situações mais graves. O repúdio deste tipo de violência por parte dos pares faz com que os atos de bullying enfraqueçam ou até cessem.

PUBLICIDADE

Psicólogos
Linkedin
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Gabinete Social de Atendimento à Família (GAF), Bullying: https://www.gaf.pt/pt/recursos/violencia/bullying

Portalbullying: https://www.portalbullying.com.pt/

Direção Geral de Educação, Bullying e Ciberbullying: https://www.dge.mec.pt/bullying-e-ciberbullying

Apoio à Vítima (APAV), Bullying: https://apav.pt/apav_v3/images/folhas_informativas/fi_bullying.pdf

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE