Pensar em reconciliação ou seguir em frente?

Realizada por >Paula Silva · 23 jan 2023

Meu namorado terminou o nosso namoro de 2 anos, moramos em Portugal mas ele teve que viajar durante 6 meses para o Brasil por questões de saúde, tentamos levar a nossa relação o mais normal possível mesmo sendo à distância. 2 meses depois que estava lá, ele começou a ficar estranho e distante e quando falei com ele, a situação piorou e passamos vários dias num clima pesado, ele estava passando por algumas descompensações emocionais por estar de volta lá (ele teve episódios de depressão quando morava lá) depois de tanto tempo e com as questões de saúde piorando até que ele quis terminar, conversamos e nos resolvemos, ele percebeu que seria um erro mas desde esse dia eu não fui a mesma em termos de segurança. Mais 2 meses depois, durante uma conversa normal ele disse que estava pensando em passar uns meses em outro país, apesar de ser apenas uma ideia, seria uma coisa que ele pesquisaria e afirmou que sentia a nossa relação segura o suficiente pra passarmos mais uns meses distantes e que vários casais fazem isso mas eu não concordei, já estava insegurança com o tempo atual longe, imagina aumentar esse tempo então tivemos uma discussão onde eu terminei, mesmo sem ter muitas certezas ele apenas concordou. 2 dias depois conversamos e tentamos chegar num acordo relativamente a esse assunto e ao invés de terminar decidimos dar um tempo, um tempo da relação onde continuariamos conversando mas depois de uns dias eu pedi um tempo 100% sem contato porque me machucava a forma que ele "recuava" sempre que as coisas pareciam estar se resolvendo, concordamos ficar 2 semanas sem contato mas já no dia seguinte ele mandou mensagem, eu repreendi mas depois me rendi e fui respondendo e ele foi recuando, concordamos que à distância era impossível resolver os problemas do nosso relacionamento mas queríamos terminar apenas pessoalmente para termos a certeza que não tinha volta, ele até tinha dado a ideia de terminarmos até ele voltar (vai ser em Março) mas achei muito arriscado por isso demos o tempo. Conclusão, ele terminou mas vamos ter que nos ver quando ele voltar porque tudo dele está na minha casa, desde móveis até documentos, estou passando pelo luto, tentando respeitar meu tempo mas ao mesmo tempo fico sempre a pulga atrás da orelha porque surge a esperança das coisas de resolverem quando ele voltar porque sempre nos amamos, éramos não só namorados mas melhores amigos também e sempre fomos fiéis um ao outro. Nosso término foi "amigável" no sentido em que ambos entendemos que foi o melhor. Mas não sei se devo seguir em frente e tentar esquecer de vez esse relacionamento ou tentar recuperá-lo mas passar mais 1 mês e meio nessa ansiedade e sem noticias dele está me corroendo, também me pergunto se vale mesmo a pena tentar reconciliar ou se o melhor é me afastar de vez.
Detalhe: desde o início do namoro e mesmo durante as brigas nunca passamos mais de 1 dia sem nos falarmos, neste momento e pela primeira vez, já faz 1 semana.

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3800 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3800

perguntas

respostas 1550

respostas