10 passos para ser mais carismático

Algumas pessoas têm um carisma que encanta a todos. Quais são os traços de personalidade dessas pessoas? Descubra neste artigo!

28 OUT 2020 · Leitura: min.

PUBLICIDADE

10 passos para ser mais carismático

O carisma pode ser definido como o poder de atrair, encantar e influenciar os outros. Em geral, é fácil identificar quando alguém é carismático. São pessoas que quando entram em ambiente cheio de gente desconhecidas não ficam intimidadas. Em poucos minutos, deixam todos fascinados pela sua maneira de ser, como se fossem um íman. O carismático é alguém muito simpático, mas vai além. Tal como a empatia, a liderança ou a assertividade, o carisma é uma habilidade social que pode ser aprendida. O desenvolvimento do carisma tem muitas vantagens. As principais são:

  • Maior qualidade das relações pessoais;
  • Maior probabilidade de sucesso profissional;
  • Aumento do círculo social;
  • Benefícios para a saúde física e mental;

Como desenvolver o carisma?

Como tudo na vida, aprender a ser carismático requer esforço e determinação, mas vale a pena porque é uma qualidade que pode aumentar (e muito) a tua qualidade de vida. A seguir, conhecersá 10 características de pessoas carismáticas para aplicar no teu dia a dia. 

1. Exalam energia positiva

As pessoas que têm carisma são alegres, vibrantes e têm a capacidade de desencadear muitas emoções positivas em quem está à sua volta. Elas entregam-se de corpo e alma a cada experiência. Convidam os outros a partilhar as suas paixões, mas também são muito colaborativas, procurando sempre ajudar os demais a florescer e a desenvolver o seu potencial.

2. Sorriem com mais frequência

Numerosos estudos sugerem que um sorriso sincero nos torna mais atraentes e deixa as outras pessoas mais abertas a ouvir as nossas ideias e pontos de vista. Além disso, as pessoas que tendem a sorrir frequentemente são mais simpáticas, mais próximas e isto aumenta a nossa confiança nelas. 

3. Evitam queixar-se de tudo

Ninguém gosta de estar perto de uma pessoa que nunca está feliz e vê sempre o copo meio vazio. As pessoas que têm carisma encontram nos obstáculos uma oportunidade de crescer, evitando queixar-se de tudo. E quando estão com alguém que é pessimista, tentam iluminá-los um pouco com uma atitude mais positiva.

4. Têm autoconfiança

São pessoas que confiam na sua capacidade de resolver problemas quotidianos. Quando têm um objectivo, normalmente não desistem. Acreditam no seu conhecimento, experiência, força e coragem. Também sabem a diferença entre confiança e narcisismo. Não se sentem superiores a ninguém. Procuram partilhar a sua confiança com outros para os inspirar.

5. Criam uma verdadeira ligação com os outros

Quando o carismático fala com alguém, faz essa pessoa sentir que é o único indivíduo do planeta. A pessoa carismática concentra-se genuinamente nos olhos, palavras e sentimentos do outro.

6. Têm convicção 

Os carismáticos acreditam em algo poderosamente. Seguem seus instintos e seus ideais. A força e a energia que emanam influenciam positivamente os outros. 

7. São resilientes

São capazes de se adaptar melhor às mudanças e de superar as adversidades da vida. Enxergam as dificuldades como uma oportunidade para aprender. Sabem que as fases complicadas da vida não são eternas e que o futuro depende da forma como reagimos a elas.

8. Têm a mente aberta

As pessoas carismáticas estão sempre aberta a novas ideias. Gostam de ouvir os pontos de vista dos outros, mesmo aqueles que diferem dos seus. Muitas vezes, provam atividades novas, procurando sair da sua zona de conforto.

9. São atentos

São pessoas que prestam atenção aos detalhes e nunca perdem uma oportunidade de encontrar algo positivo nos outros. Assim, os seus elogios são sempre genuínos e verdadeiros.

10. Dominam a linguagem corporal

Uma pessoa carismática sabe que a linguagem corporal é a linguagem universal. É por isso que ela o olha nos olhos, não cruza os braços em uma conversa, adopta uma escuta activa. Cria proximidade. Ela mostra através dos seus gestos uma atitude acessível e aberta para com as outras pessoas. 

PUBLICIDADE

Psicólogos
Linkedin
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Bryan Clark, What Makes People Charismatic, and How You Can Be, Too: https://www.nytimes.com/2019/08/15/smarter-living/what-makes-people-charismatic-and-how-you-can-be-too.html

Paul McKenna, Instant Influence And Charisma; Transworld Publisher (2015). 

John Antonakis, Marika Fenley, Sue Liechti, Learning Charisma: https://hbr.org/2012/06/learning-charisma-2 

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE