Como ser mais assertivo?

A assertividade é uma competência social que dota os indivíduos da capacidade de afirmar os próprios direitos de uma forma clara, precisa, honesta e ajustada ao contexto em que se insere.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
Como ser mais assertivo?

A assertividade é uma competência social que dota os indivíduos da capacidade de afirmar os próprios direitos de uma forma clara, precisa, honesta e ajustada ao contexto em que se insere. Trata-se de fazer valer a própria opinião de uma forma adequada, sem recorrer a comportamentos passivos, agressivos, ou passivo-agressivos.

A assertividade é, assim, o alicerce de uma comunicação sincera e edificante, o que gera confiança nas relações interpessoais. Trata-se de uma atitude que se baseia no respeito por si mesmo e pelos interlocutores, de uma forma equilibrada.

Pessoas assertivas são mais habilidosas no momento de lidar com o conflito, o que as torna menos suscetíveis a sofrer de stress. Ao mesmo tempo, tornam-se mais autoconfiantes mas sabem agir sem magoar os outros. Quando se está num ambiente em que existe uma comunicação assertiva, as relações tendem a ser de melhor qualidade e os resultados mais satisfatórios.

Nascemos assertivos?

Apesar de algumas pessoas serem mais assertivas de uma forma natural, existem caminhos que se podem percorrer até conseguir ser uma pessoa assertiva. O que é ser uma pessoa assertiva? É:

  1. Respeitar o outro renunciando à violência e agir de forma educada;
  2. Analisar os factos e os interlocutores antes de falar;
  3. Não ofender nem omitir informação importante;
  4. Elogiar quando se deve elogiar e retificar o que tem de ser corrigido;
  5. Conhecer-se a si própria e assumir os erros;
  6. Ser sincera e saber partilhar as vitórias;
  7. Cultivar as capacidades de comunicação;
  8. Cultivar a autoestima, impor os limites necessários e ser independente emocionalmente.

asertividadshutterstock-539426092.jpg

Se se quer tornar uma pessoa assertiva, pode pensar no que é ser assertivo e refletir sobre qual o melhor caminho a seguir para melhorar a sua assertividade. No entanto, para facilitar este processo, recolhermos algumas dicas que podem ser úteis na altura de praticar a assertividade:

  1. Não gritar nem ser sarcástico – Se o que se pretende é uma comunicação honesta e respeitosa, o discurso deve ser claro e não ter, em nenhum momento, o objetivo de humilhar ou inferiorizar o outro.
  2. Ser claro e conciso – Por vezes é necessário dizer coisas menos agradáveis, mas "embrulhar" demasiado o discurso pode torná-lo confuso e, assim, perder-se o objetivo o que se quer comunicar.
  3. Elogiar em público, corrigir em particular – As pessoas não necessitam de ser expostas nas suas debilidades mas sim pelas suas qualidades.
  4. Peça ajuda quando necessário e aprenda a dizer não quando necessário – Ninguém sabe tudo nem pode fazer tudo ao mesmo tempo. Admiti-lo é sinónimo de coragem.
  5. Peça feedback – Tente entender a cada momento o que é que as pessoas entenderam das suas comunicações e como as pode melhorar. As críticas, quando construtivas, são valiosas para o desenvolvimento pessoal.
  6. Fale de forma positiva – Tente encontrar respostas construtivas e sensíveis para as questões com que se possa deparar. Analise os pontos fracos e pense como os pode melhorar.
  7. Consulte um profissional – Consultar um profissional que possa ajudar a fazer uma autoanálise precisa, que estabeleça objetivos e aconselhe e acompanhe neste caminho.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em assertividade

Bibliografia

M.D Galassi; J.P Galassi, Assert Yourself: https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/institucional/gapsi/Assertividade.pdf

Centre for Clinical Intervention, Assertiveness: https://www.cci.health.wa.gov.au/Resources/Looking-After-Yourself/Assertiveness

How to be assertive: https://www.theguardian.com/money/1999/apr/16/careers

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE