Meu ex terminou comigo, mas eu gostaria de reatar. O que eu faço?

Realizada por >Thays · 5 out 2023 Terapia de casal

Mudei-me para Lisboa, Portugal há 1 ano e 8 meses para morar junto com o meu ex-namorado, que já morava aqui há 4 anos. Nós nos conhecíamos de vista, da época da escola (15 anos atrás) e depois nos conectamos novamente e ele convidou-me para morar junto com ele, ele sempre deixou tudo claro de como era a vida de um imigrante na Europa, não é fácil apesar de ser a mesma língua são outros costumes e pessoas.
Foi um decisão que eu não tomei de um dia para outro, mas sim colocando os pontos negativos e os pontos positivos. A nossa relação (de namoro) começou quando ele foi para o Brasil em dezembro de 2021, me buscar para vir com ele. O começo do nosso namoro foi algo muito bonito e estava a ir bem, apesar de sentir saudades da família, visto que sou uma pessoa muito ligada aos meus pais, porém sentia a necessidade de sair de casa e conhecer outros lugares. O meu namorado apoiava e incentiva em tudo que eu precisava, de ajudar com a documentação até levar-me a uma entrevista de emprego, enfim estava tudo indo bem. A fase de adaptação foi mais fácil porque tinha o apoio dele. No meio disso tudo compartilhamos casas com outras pessoas, mas em menos de dois meses que eu estava cá, consegui emprego e logo depois conseguimos um apartamento para morar, que era para viver só nós dois. Isso foi muito bom! Finalmente consegui a minha independência que eu tanto almejava! Meu relacionamento sempre era positivo e me deixava feliz, apesar das nossas diferenças.
Meu namorado não gosta de socializar e estava focado em "fazer grana" para comprar um terreno e sair do aluguel. Eu também tinha esse objetivo quando vir para cá, porém deslumbrei-me com os preços das coisas e ativei o meu modo consumista como válvula de escape da saudade que eu tinha do Brasil. Porém meu ex não aceitou isso muito bem e sempre me criticava por causa do tanto que eu gostava em coisas fúteis. Era mais forte do que eu e sempre comprava, logo depois me arrependi profundamente por ter feito aquelas compras e não ter guardado o dinheiro e pensava que aquilo seria o fim da minha relação com ele.
Ao final de 2022, em novembro, nós perdemos o apartamento que morávamos pois o senhorio vendeu o prédio e queria que nós saíssemos de lá até janeiro de 2023, então foi uma correria para encontrar outra casa e aqui os alugueis estão com preços absurdos, mas graças a patroa do meu ex encontramos a nossa atual casa, que é pequena, mas perfeita para um casal. Enfim, meus pais queriam me visitar e conhecer Portugal, então compraram a passagem para ficarem 1 mês aqui e no começo eu disse para eles ficarem em minha casa, pois eu precisava daquele colo de mãe e de pai que eu estava acostumada a ter no Brasil, porém meu namorado não concordou muito, pois achava que eles deveriam ficar em um Airbnb para ficarem mais confortáveis, mas eu fui teimosa e coloquei-os na minha casa pequena e em abril viveram 4 pessoas, não foi nada fácil. Meu ex não aceitou a visita dos meus pais, teve desentendimento dele com a minha mãe. O meu ex achou que o fato de eu deixar os meus pais ficarem em casa foi uma “traição” para ele, porque eu passei por cima da sua autoridade e foi um desrespeito muito grande para com ele. O preço da minha teimosia veio alto e custou a minha relação com uma pessoa que eu amo e que me ajudava muito aqui em Portugal, porque o meu namorado não esqueceu-se do que passou aqui em casa e quando tínhamos alguma discussão ele jogava na cara o “fardo” que foi ter os meus pais aqui em casa. Eu estou a me sentir péssima com tudo isso. Antes de terminamos eu fui com ele para o Algarve nas férias de verão e la ele comprou um terreno e decidiu que no final de agosto estaria morando lá. Foi o que ele fez, mudou-se para o Algarve em agosto e até lá nós estávamos juntos ainda, pois o combinado era eu ficar para continuar a trabalhar, juntar dinheiro (o dinheiro que eu não juntei quando ele estava aqui) e depois ir morar com ele naquela que seria a nossa casa.
Contudo, no dia 29/09, o meu ex terminou a nossa relação, que segundo ele, já deveria ter acabado em abril quando os meus pais vieram para cá. Eu fiquei arrasada, chorei muito parecia que estava de luto,
Eu não queria terminar a minha relação, da qual eu tinha construído com uma pessoa que eu tinha um “amor platónico” da época da escola e que me deixava feliz, apesar das nossas diferenças. No começo, para não deixar o ego do meu ex muito alto eu menti e disse que eu estava em Portugal 50% porque eu já tinha vontade de morar aqui e trabalhar aqui e os outros 50% era por causa dele, mas a verdade é que eu estou aqui 100% por causa dele, porém eu só contei essa verdade no domingo (2 dias depois do nosso término). As coisas dele ainda estão na casa e ele disse que só vem buscá-las ano que vem quando a casa estiver pronta, ou seja, tudo aqui na casa faz-me lembrar dele e o que torna ainda mais difícil de esquecê-lo. E ele tem um ciúmes das coisas e sempre que saber como elas estão. Eu gostaria muito de reatar o nosso namoro e mostrar que eu mudei, mas eu não sei o que eu faço. Já que ele falou que queria ficar sozinho.
Detalhe: ele disse que não quer que eu suma ou pare de falar com ele, mas que torne uma amizade. Mas eu não quero criar expectativas, então quando eu disse que não queria conversar com ele, ele ficou bravo e disse que não era uma atitude madura.
Será que ele ainda tem dúvidas do nosso relacionamento da sua decisão de ter terminado comigo? Ou é uma forma dele querer me controlar e isso são apenas coisas da minha cabeça e devo seguir em frente? Gostaria de um conselho.
Obrigada!

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

Psicólogos especializados em Terapia de casal

Ver mais psicólogos especializados em Terapia de casal

Outras perguntas sobre Terapia de casal

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3750 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1000

psicólogos

perguntas 3750

perguntas

respostas 1500

respostas