O que eu posso fazer para tentar me aproximar da minha mãe?

Realizada por >Tiffany · 18 fev 2022 Terapia familiar

Olá, tenho 18 anos, não me dou bem com a minha mãe, desde pequena brigamos muito e isso vem refletindo em nossa relação a cada dia, e até hoje tenho conflitos, e muitas brigas, repletas de agressões , físicas, morais e principalmente oq minha mãe faz de melhor.... AGRESSÃO PSICOLÓGICA.
Minha mãe parece usar meus sentimentos, meus medos minhas fraquezas para me ofender, me atingir, e sempre que eu estou feliz seja em namoro, amizade etc, ela vem e me destrói com palavras, me põe totalmente no chão, como se eu fosse lixo, dizendo que estou fazendo algo errado, e estraga minha felicidade.
Atualmente estou namorando e estou super feliz, nunca tive algo assim, mas minha mãe sempre me xinga por estar indo muito na casa dele, ou por querer estar sempre com ele.(segundo ela). Mas só vou uma vez por semana na casa dele, e geralmente no final de semana.
Ela está falando q eu estou dando mais prioridade para ele(meu namorado) do q para família, mas não é verdade, acho q mimha mãe tem um sentimento estranho..... Tentando estragar minha felicidade, me fazendo pensar q só faço coisas erradas, quando na verdade só estou tentando viver como qualquer outra adolescente de 18 anos.
Mas a questão é que eu não quero brigar, porque eu sempre me ferro, aliás, ela é minha mãe e segundo ela, faz o que quiser comigo, então estou tentando achar formas de ficar mais com ela, reaproximar, de jeito que ela veja meu esforço. Eu sempre estou tentando ser mais próxima, ela me cobra muito isso, mas não reconhece meu esforço, ao invés disso diz que é só interesse para ela deixar eu sair com meu namorado e amigos.
Mas é bem difícil tentar aproximar dela... Ela não dá abertura e joga toda a responsabilidade de reaproximação em mim, é muito cansativo ter que me humilhar para ter a atenção positiva dela, enquanto meu irmão é o preferido e ela não para de elogiar ele. Simplesmente porque ele é o filho dos sonhos tem 20 anos, nunca namorou ou ficou, só fica em casa, nunca sai e fica babando ovo da mamãe. Enquanto eu sou o contrário, quero viver bastante, sair, não bajulo minha mãe.
Queria uma ajuda.....

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 22 MAR 2022

Olá!
Bom dia.
Sou Lia Barreto, psicóloga clínica. Você mencionou muitos detalhes delicados da sua vida e da relação com sua família. Antes de pensar em definir um diagnóstico para o que você está sentindo, é necessário ouvir o seu momento de vida. Esse sentimento pode vir de um momento de transição na sua vida, ou um luto por alguma perda ou mudança/transformação que esteja passando, pode ser angústia, uma tristeza pouco elaborada, depressão, traumas decorrentes da sua história de vida, mas o que é realmente importante é não diminuir isso que está sentindo. Principalmente porque se você procurou esta plataforma de psicologia para falar sobre isso, é porque dentro de você já existe essa vontade de cuidar desses sentimentos e pensamentos. Procure um profissional. Com certeza será muito importante acolher, ouvir e elaborar mais esse sofrimento acompanhada de uma psicóloga. Você não precisa passar por isso de uma forma solitária.

Lia Barreto Psicólogo em Cascais

17 respostas

7 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Terapia familiar

Ver mais psicólogos especializados em Terapia familiar

Outras perguntas sobre Terapia familiar

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3800 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3800

perguntas

respostas 1500

respostas