Será que sou transexual?

Realizada por >Hoto · 17 out 2021 Identidade e orientação sexual

Sou Homem mas desde a adolescência eu tenho vontade de ser mulher será que sou transexual por que foi a partir da adolescência que começou esse desejo de mudar de gênero.

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 30 OUT 2021

Agradeço pelo fato de colocar esta questão. A resposta a sua questão é complexa, tal como tudo o que diz respeito ao comportamento humano é profundo, pois cada pessoa é única. Portanto cada caso deve ser avaliado por um profissional de saúde para se compreender as suas especificidades. Posso esclarecer alguns pontos da questão que coloca. Primeiro é preciso esclarecer alguns conceitos.
O Sexo (conhecido por sexo biológico, atribuído ao nascimento) – Nasceu com: uma vagina ou pênis.
O Género (habitualmente conhecido por sexo cultural ou social) – é uma construção social decorrente das expectativas criadas em torno da pertença sexual. Como é que eu penso ser e me relaciono com os outros.
Os Papéis de Género constituem os comportamentos, que são entendidos como femininos, masculinos ou andróginos.
A Expressão de Género é qualquer forma de expressão através da qual cada um/a manifesta a sua pertença de género, por exemplo, através da sua estética (ex., vestuário, penteado, barba) ou da linguagem que usa para se referir a si próprio/a (ex., pronomes e nomes).
A Identidade de Género refere-se ao autorreconhecimento pessoal e profundo enquanto homem ou mulher, enquanto ambos, ou enquanto trans. É ainda possível que não exista identificação com nenhum género.
A Orientação Sexual é uma componente da identidade que inclui a atração sexual e emocional de uma pessoa em relação a outra e os comportamentos ou a afiliação social que podem resultar dessa atração. Corresponde a um envolvimento no plano emocional, amoroso e/ou da atração sexual por homens, mulheres ou por ambos os sexos. Pode, por isso, ser classificada em quatro dimensões: heterossexualidade, homossexualidade/lesbianismo, bissexualidade e assexualidade.
Estes conceitos servem para compreendermos a amplitude, complexidade e diversidade quando abordamos a sexualidade humana. Desta forma podemos entender que a Transsexualidade corresponde à experiência de não congruência socialmente reconhecida entre a identidade de género e o sexo atribuído no nascimento (por exemplo, um homem trans tem uma identidade de género masculina e o sexo atribuído à nascença foi o feminino; e uma mulher trans tem uma identidade de género feminina e o sexo atribuído à nascença foi o masculino). As pessoas transexuais podem ser muito diversas entre si, podendo identificar-se de diferentes modos (transexual, trans, transgénero...), e recorrer – ou não – a tratamentos médicos com vista a tornar o corpo e as expressões de género mais congruentes com a sua identidade de género.
À sua pergunta: “-Será que sou transsexual?” a resposta deve ser encontrada dentro de si. O ponto de partida, mais importante disto tudo é identificar como é que se sente agora, neste exato momento da sua vida (refletir sobre “o desejo…de mudar”). Poderá se sentir de várias formas no que diz respeito a estas questões: decidido, confuso ou até mesmo não compreender muito bem a situação num todo. O objetivo último deve ser sentir-se bem com si mesmo. O fator idade, por exemplo é um ponto muito importante, na adolescência, as questões da sexualidade podem ainda não estar bem assentes, e as questões identitárias fazem parte do próprio percurso do desenvolvimento humano. Numa fase adulta estas questões podem ser mais bem compreendidas com a ajuda de um profissional de saúde, porque como explanado acima há diversos aspetos que tem de ser considerados para que possa integrar uma identidade satisfatória em que se sinta confortável principalmente consigo próprio. É fundamental poder expressar aquilo que sente, durante este percurso é essencial que possa sentir-se apoiado por aqueles que confia (família, amigos, Psicólogo(a)). Seja qual for o seu percurso, tenha presente que você tem direito aos direitos que todos têm!

Giovani Paschoal Silva Psicólogo em Lisboa

2 respostas

6 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Identidade e orientação sexual

Ver mais psicólogos especializados em Identidade e orientação sexual

Outras perguntas sobre Identidade e orientação sexual

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3800 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3800

perguntas

respostas 1500

respostas