O que é coaching?
O coaching é uma assessoria que promove o descobrimento e desenvolvimento de habilidades para o alcance de determinadas metas ou situações desejadas. No coaching, o profissional (coach) acompanha o cliente (coachee) em um processo de autoconhecimento, para que ele mesmo tome consciência de suas potencialidades para chegar por si só ao seu objetivo. Ou seja, o profissional não aporta soluções, não mostra caminhos, não toma decisões e nem transfere experiências. O coachee é o único responsável pelo seu crescimento.
O mais comum é que as pessoas busquem o coaching para alcançar objetivos profissionais, como uma mudança de emprego, uma promoção de cargo ou mesmo para iniciar sua carreira. No entanto, o coaching é uma poderosa ferramenta para o crescimento em diferentes esferas da vida, como aquisição de bens materiais, planejamentos de estudos, aprimoramento de competências e demais questões da vida pessoal, que são trabalhadas com o coaching de vida ou life coaching.
O processo de coaching passa por fases bem definidas, desde o ajuste de expectativas e formulação dos objetivos, até a exploração da situação atual, planejamento e implementação de ações. A intenção é promover o autoconhecimento e fazer com o coachee passe à ação. Assim, garante-se a sustentabilidade do processo e que o coachee alcançou sua autonomia.
Para um coaching eficiente, o profissional deve ter algumas competências básicas, como saber observar, escutar, perguntar e dar retorno ao coachee, mas sem induzi-lo ou aconselhá-lo. A confiança também é uma das chaves do processo de coaching. É necessário que o coach estabeleça uma relação de confiança com o coachee e que proporcione um ambiente seguro, para que a pessoa se sinta confortável para expor suas questões.
O coaching oferece inúmeros benefícios para todas as esferas da vida da pessoa:
- desenvolve o autoconhecimento
- aumenta a autoconfiança
- reforça a autoestima
- potencializa as habilidades de comunicação
- melhora as relações sociais e afetivas
- amplia a visão estratégica
- desenvolve as competências de liderança
- ajuda na toma de decisões de forma consciente e efetiva
- aumenta o comprometimento com o alcance dos objetivos
Como se relaciona o coaching com a psicoterapia?
O coaching se relaciona com a psicologia quando é necessário trabalhar alguma questão emocional ou psicológica para que o coachee alcance seus objetivos. Durante o coaching, a pessoa pode se deparar com algum fator que o impeça de avançar em seu processo, como algum trauma, por exemplo. Apesar de serem muito potentes, as ferramentas do coaching não abrangem esse tipo de questão.
Nesse sentido, trabalhar com as duas abordagens de forma complementar permite com que o coachee vença seus obstáculos emocionais para, então, atingir seus objetivos.
Quais são as diferenças entre coaching praticado por um coach e coaching praticado por um psicólogo?
As diferenças entre coaching praticado por um coach e coaching praticado por um psicólogo são o enfoque, principalmente. O coach desenvolve e conduz seu processo com base no presente e no futuro do coachee ou, como muito, explora suas experiências e realizações para sustentar a interpretação da situação em que se encontra no momento. O coachee faz um levantamento da sua realidade atual para compreender o que está impedindo de desenvolver outra estratégia de atuação. Essa toma de consciência permite trabalhar esse obstáculo, que pode ser a falta de alguma habilidade, para alcançar seu objetivo.
A atuação do coach é facilitar que a pessoa alcance seu objetivo de uma forma mais acelerada, com o desenvolvimento de novos hábitos e colocando em práticas metas predefinidas. Seu trabalho não tem caráter clínico, ele não faz diagnósticos e nem intervém em questões de transtornos psicológicos ou psiquiátricos.
Quando o coachee se enfrenta com obstáculo de origem emocional e o avanço do processo requer trabalhar questões psicológicas relacionadas ao passado ou presente, é necessário que o acompanhamento seja realizado por um psicólogo. Somente ele pode trabalhar as questões da psique humana, problemas emocionais e perturbações psicológicas, usando seu conhecimento e a abordagem mais adequada para cada situação.
Por exemplo, para uma pessoa com depressão ou ansiedade, pode resultar bastante difícil desenvolver o autoconhecimento, explorar sua situação atual ou, ainda, a definir um planejamento e segui-lo. Em algumas situações, esses passos podem até agravar o quadro da perturbação e prejudicar ainda mais a qualidade de vida da pessoa.
O psicólogo está preparado para atuar nas queixas relacionadas a conflitos internos, ajudando na sua superação ou gerenciamento. Ou seja, há uma busca pela origem do problema e entendimento das suas causas. Assim, a pessoa pode ter um melhor equilíbrio e bem-estar emocional para avançar em seu processo de coaching, com menos dificuldades para sair da inércia.
Quando pode ser interessante consultar um psicólogo formado em coaching?
Pode ser interessante consultar um psicólogo formado em coaching quando se sente estagnado em uma situação ou quando se deseja uma estratégia mais eficiente para alcançar determinado objetivo. Também é interessante para que o processo de atingimento das metas seja trilhado de forma mais consciente e, consequentemente, com resultados mais positivos. O coaching pode ser aplicado em diferentes áreas e para alcançar diferentes tipos de objetivos ou situações desejadas, como, por exemplo:
- empreendedorismo
- crescimento profissional
- redirecionamento de carreira
- planejamento financeiro
- planejamento familiar
Além do coaching individual, muitas empresas estão buscando essa potente ferramenta para melhorar a produtividade, desenvolver lideranças e potencializar as capacidades de seus colaboradores.
Como se desenvolvem as sessões de coaching com um psicólogo?
As sessões de coaching com um psicólogo se desenvolvem com técnicas específicas segundo cada necessidade. Elas são aplicadas para detectar os pontos fortes da pessoa e quais precisam ser trabalhados, para definir objetivos e traçar metas, para levantar as prioridades e, ainda, analisar e avaliar os avanços diários.
Na primeira sessão, o psicólogo explica o funcionamento do coaching, ajusta as expectativas que a pessoa tem em relação ao processo, apresenta o código de ética e começa a entender as necessidades da pessoa. Nas próximas sessões, são formulados os objetivos, analisada a situação atual e desenvolvido o plano de ação para que se consiga alcançar as metas.
Entre as sessões, a pessoa deve colocar em prática os pontos do seu planejamento e o psicólogo irá analisar juntamente com a pessoa os resultados conseguidos. Cada sessão dura em média de 1 a 2 horas, de forma semanal, quinzenal ou mensal, segundo cada caso.
Para que o coaching seja fluído e tenha o resultado esperado, é fundamental que haja comprometimento por parte do coachee e que, especialmente, esteja aberto às mudanças que o processo venha a requerer.
O processo de coaching toma sentido quando a pessoa consegue alcançar seus objetivos, toma consciência de seus recursos e conquista autonomia para aplicar o que foi trabalhado em outras questões da sua vida.
Quem pode ajudar-te?
Um psicólogo formado em coaching pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento de competências para atingir os teus objetivos. A ideia é sair da inércia da zona de conforto e buscar estratégias eficientes para alcançar a sua situação desejada, seja na esfera pessoal ou profissional. Poderás, também, trabalhar os obstáculos emocionais ou psicológicos que impedem de realizar mudanças positivas.
O nosso site dispõe de uma ampla lista com profissionais capacitados para te ajudar nesse sentido. Eles estão preparados para atuar com a abordagem mais adequada para promover o seu crescimento.
É importante desconstruir o mito de que o coaching é sinónimo de autoajuda, já que o processo vai muito além de pensamentos positivos. Trata-se de desenvolver ações bem planejadas no presente para alcançar objetivos com foco no futuro, tudo isso, com o aumento da confiança, visão clara das metas, quebra de crenças limitantes e sem julgamentos.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.