Boa noite, Minha namorada tem depressão diagnosticada.

Realizada por >Assis · 21 jul 2022 Depressão

Boa noite, minha namorada tem depressão diagnosticáda, nosso relacionamento é maravilhoso, nunca brigamos e sempre conversamos sobre tudo, sempre nos demos bem e do nada, minha namorada terminou comigo por achar que eu não mereço sofrer ou até mesmo que mereço alguém melhor! A amo e disse que sempre estaria ao lado dela pra tudo, quero estar! mas, ela disse que não quer mais, que quer ficar sozinha e que não sente vontade de nada! As vezes ela realmente mudava de humor, ficava triste e pensativa do nada.
O que posso fazer para ajuda-la? quero estar ao lado dela pois a amo, e ela é uma mulher incrivel. Porém não se acha boa o suficiente pra mim "ela sempre disse isso, desde o começo do namoro'.
Poderiam me ajudar, dizendo o que preciso fazer para estar ao lado dela?

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 24 AGO 2022

Bom dia Assis!
Deixe-me felicitá-lo pela sua sensatez e discernimento: muitos relacionamentos são afetados ou mesmo postos em causa após um diagnóstico de depressão, esquecendo que se trata de um problema de saúde e não uma escolha. No seu caso, aceitou a sua namorada e tudo o que ela trazia com ela, mesmo os tais momentos em que ela ficava triste e pensativa. Ora a resposta à sua questão passa exatamente por aqui: é importante que a sua namorada aceite a depressão como algo que faz parte dela neste momento e com a qual é necessário aprender a lidar. É natural que ela se sinta impotente até porque ninguém lhe consegue garantir quanto tempo é que isto vai durar e não há receitas mágicas. Ora estas dúvidas acabam por gerar mais dúvidas, mais insegurança, mais desânimo e dá -se o efeito bola de neve que a leva a tomar decisões eventualmente mais precipitadas como forma de evitar envolver outras pessoas e isolar-se.
Fale com ela, diga-lhe o que sente, mostra que tem consciência das dificuldades (e sofrimento) que ela sente mas que está lá partilhar também os momentos menos bons como ela estará quando precisa. Procure que a sua namorada confie em si e nos motivos pelos quais pretende manter a vossa relação. Se for oportuno e ambos concordarem, acompanhe-a numa próxima consulta de psiquiatria/ psicologia e exponham os vossos medos e expetativas.
Desejo que tudo corra bem!
Bem haja!

Bernadette Matos-Lima Psicólogo em Porto

13 respostas

45 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Depressão

Ver mais psicólogos especializados em Depressão

Outras perguntas sobre Depressão

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3750 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1000

psicólogos

perguntas 3750

perguntas

respostas 1500

respostas