Sou ingrato? Ou apenas tenho traumas a tratar?

Realizada por >Rob · 26 ago 2023 Terapia familiar

Olá, venho de uma família que sempre teve condições muito boas, e me sinto muito contente por todas as oportunidades que a situação financeira da minha família me proporcionou, porém minha família (principalmente meu pai) sempre foi muito tóxica e eu nunca soube lidar com essa toxicidade. Sempre fui uma figura rebaixada na visão deles, em vários aspectos, ou seja, sempre me senti uma pessoa muito fraca e rebaixada por conta desse convívio com eles. Sempre tirando sarro de alguma coisa a meu respeito sem saber a hora de parar, sendo que eu estava demonstrando de toda forma possível que estava extremamente desconfortável, e mesmo assim continuavam. Meu pai sempre foi uma pessoa que gritava muito e por qualquer coisa, e sempre me batia por motivos fúteis, coisas que qualquer outra criança faz. Sem contar as regras que meu pai sempre me obrigou a seguir, como por exemplo: ir na igreja em família e trabalhar no comércio dele. Se eu falasse que não queria, ele já começava a gritar e me tratar como se eu fosse uma pessoa desprezável e sem rumo e nem me ouvia para que eu pudesse explicar meus motivos. Nunca conseguimos ter uma conversa para que chegássemos num acordo ou algo do tipo, sempre era tudo do jeito dele. Sempre cresci com medo do meu pai, nunca com respeito por ele, sempre medo. Meu pai falava na minha cara quando eu era mais jovem que eu não amava nem ele e nem nenhum outro membro da minha família pois eu sempre mostrava mais conforto sozinho no meu quarto ou com qualquer outro amigo/ pessoa que não fosse algum deles. E hoje em dia realmente não sinto que eu amo meu pai e não tenho mais tanto afeto com o resto da minha família. Quando tenho outra pessoa que gosto, sempre quero estar abraçando, tocando, conversando ou algo do tipo. Porém, com minha família não tenho e nunca tive a mínima vontade de agir assim. Sempre fica martelando na minha cabeça que sou uma pessoa ingrata, que depois de tudo que meus pais fizeram por mim, eu não mostro o mínimo de afeto para com eles, mas sempre que reflito na criação que tive, hoje em dia eu entendo o porquê eu possa ser assim. Hoje em dia tenho 20 anos e trabalho no comércio do meu pai. Tenho meus planos e investimentos para a vida, e entre esses planos está manter uma certa distância da minha família. Sou ingrato ou apenas tenho traumas a tratar? Preciso de uma opinião.

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 27 AGO 2023

Viver no medo não é a melhor educação a dar.
Encontre sua independência financeira, estudando e trabalhando. Assim consegue sair do meio que até aqui o tem sustentado.
Por outro lado, não esqueça que seus pais estão a trabalhar para sustentar a família e pretendem que os filhos sejam fortes. Provavelmente tiveram dificuldades quando jovens por isso procuram que os seus filhos não tenham a mesma sorte.
Procure compreender seus pais e a forma deles os tratarem. Assim irá conseguir melhorar seu relacionamento com eles.

Em frente, sem medo

Delfim Alves Fidalgo Psicólogo em Gondomar

796 respostas

170 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Terapia familiar

Ver mais psicólogos especializados em Terapia familiar

Outras perguntas sobre Terapia familiar

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3850 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3850

perguntas

respostas 1550

respostas