6 benefícios poderosos do choro

Embora muitas pessoas têm a idea errada que chorar é um sinal de fraqueza, o choro traz muitos benefícios para a saúde mental. Descubra os principais!

22 OUT 2020 · Leitura: min.

PUBLICIDADE

6 benefícios poderosos do choro

O choro é uma resposta natural a algumas de nossas emoções, tais como tristeza, dor, frustração, raiva ou felicidade. Curiosamente, os humanos são os únicos seres vivos que choram com lágriamas emocionais. 

Além disso, tanto homens quanto mulheres choram, embora elas chorem mais. Pesquisas apontam que as mulheres choram, em média, 5,3 vezes por mês e os homens uma média de 1,3 vezes por mês.

Porque choramos?

Quando somos bebés e não podemos falar, o choro é a nossa principal forma de comunicação. É a maneira de dizer que algo vai mal e que temos fome, dor ou que necessitamos afeto. Com o passar do tempo, nossa capacidade cerebral fica mais complexa e começamos a chorar de tristeza ou até de alegria.

O corpo humano produz três tipos de lágrimas:  

  • Lágrimas reflexas: são causadas por algum corpo estranho ou por factores que irritam os olhos como fumo, vento ou quando, por exemplo, cortamos uma cebola. Estas lágrimas têm a função de proteger os nossos olhos.
  • Lágrima basal: este é um líquido antibacteriano rico em proteínas que mantém os olhos lubrificados e livres de poeira.
  • Lágrima emocional ou psíquica: é produzida por dor aguda, felicidade, raiva, tristeza ou outras emoções. Pode ter um sentido mais complexo, uma vez que este tipo de lágrima é uma forma de comunicação não verbal. Pode servir para gerar empatia, ganhar apoio emocional, ou até mesmo para dizer a uma outra pessoa que ela foi longe demais, em uma discussão por exemplo. 

A lágrima emocional é a que mais desperta interesse nos investigadores e é a que mais aporta benefícios para a nossa saúde. 

6 benefícios psicológicos do choro

Muitas pessoas ainda acreditam que o choro é um sinal de fraqueza e por isso tentam evitá-lo, mas pesquisas apontam que chorar tem uma série de benefícios. Os principais são:

1. Relaxa

Um estudo publicado pelos Instituto Nacional de Saúde concluiu que o choro tem um efeito directo na melhora do estado de espírito das pessoas. O choro activa o sistema nervoso parassimpático (SNP), cuja função principal é manter o corpo relaxado. Assim, chorar actua no nível de stress corporal, diminuindo-o.

2. Ajuda-nos a receber apoio emocional

Quando vemos uma pessoa a chorar, a nossa primeira reacção é tentar confortá-la. As lágrimas do outro nos faz recordar das nossas próprias vulnerabilidades e assim estabelecemos uma identificação emocional. Logo, o choro tem a capacidade de gerar empatia nos outros. Por outro lado, muitas vezes a pessoa que chora quer ser consolada. É uma forma de pedir ajuda e receber apoio nos momentos difíceis da vida. 

3. Alivia a dor e melhora o humor

Com lágrimas emocionais o corpo liberta duas hormonas poderosas responsáveis pelo nosso bem-estar: a endorfina e a oxitocina. Estas substâncias aliviam o desconforto e geram uma agradável sensação de tranquilidade e calma. É por isso que frequentemente sorrimos ou sentimos uma grande sensação de relaxamento depois de chorar. 

4. Libera toxinas e reduz o stress

As fases tristes ou stressantes aumentam os níveis de cortisol no corpo, conhecido como a hormona do stress. Em doses elevadas, esta hormona danifica as nossas defesas, deixando o corpo mais propenso a doenças. 

No entanto, estudos demonstraram que as lágrimas eliminam parte desta hormona e também algumas toxinas acumuladas no corpo durante os períodos de stress. Quando o nível de cortisol diminui, entramos num estado de calma que nos permite raciocinar melhor.  

5. Expressa nossas emoções mais profundas

Por vezes somos dominados por emoções fortes, alegres ou tristes, e somos incapazes de expressá-las com palavras. Frequentemente costumamos nos referir ao choro como um acto libertador e como uma forma de dizer o indizível. 

Além disso, o choro pode promover o autoconhecimento porque, ao chorar, tomamos consciência das nossas vulnerabilidades e fraquezas. Passamos a compreender os nossos próprios sentimentos.  

6. Ajuda-nos a ver os problemas de uma perspectiva diferente

Devido ao poderoso efeito calmante, chorar nos permite reduzir o nível de angústia e a intensidade das emoções negativas. Isso deixa-nos mais fortes para encontrar as soluções certas para os nossos problemas.

Ao chorar, pouco a pouco a pessoa relaxa, reduz a carga emocional e aumenta a lucidez para actuar a partirde estado mais racional. Raquel Molero, psicóloga. 

Porque devemos evitar reprimir o choro?

Embora o choro seja benéfico para a nossa saúde física e mental, ainda há uma crença de que o choro é um sinal de fraqueza, especialmente entre os homens. Em muitas culturas, um homem que expressa as suas emoções através do choro corre o risco de parecer muito inseguro ou sensível. Por isso, ele é educado desde a infância a não chorar. 

No entanto, de acordo com os psicólogos, reprimir o choro tem muitas consequências negativas. Uma pessoa que não se deixa chorar quando precisa tende a manifestar esta emoção de uma forma mais incontrolável. Pode ser mais agressiva, ansiosa e zangada. 

O choro é um acto de coragem porque nos leva a encarar o que sentimos. E ser sensível não significa ser fraco. Significa ser humano.  

PUBLICIDADE

Psicólogos
Linkedin
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Roger Dobson, How Crying Can Make you Healthier: https://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/features/how-crying-can-make-you-healthier-1009169.html

Rottenberg Jonathan; M. Bylsma, Lauren, Is Crying Beneficial?http://gruberpeplab.com/3131/Rottenberg_2008_Iscryingbeneficial.pdf

Miceli, Maria; Castelfranchi, Cristiano, Crying: Discussing Its Basic Reasons and Uses: https://www.researchgate.net/profile/Cristiano_Castelfranchi/publication/223844276_Crying_Discussing_its_basic_reasons_and_uses/links/5b20d66a0f7e9b0e373f2263/Crying-Discussing-its-basic-reasons-and-uses.pdf

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE