Síndrome de Burnout: o que é e como evitá-lo

O burnout é um estado de esgotamento físico e mental intimamente relacionado com a atividade laboral. Conheça as suas causas de burnout e saiba como evitar esta condição.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
Síndrome de Burnout: o que é e como evitá-lo

O burnout foi referido pela primeira vez pelo psicanalista Herbert J. Freudenberger que o definiu como "um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional". Na verdade, trata-se de um transtorno que tem vindo a afetar cada vez mais pessoas e que as impede de realizar o seu trabalho com normalidade.

Trata-se de uma reação de ansiedade face a uma situação desencadeadora de stress que, frequentemente, passa despercebida nas suas primeiras manifestações que se costumam associar a meros estados de cansaço. Os sintomas associados ao burnout são variados e abrangem o nível emocional (negativismo, sentimentos de fracasso ou falta de motivação, por exemplo), físico (cansaço permanente, dores de cabeça e tensão muscular, alterações de sono e apetite) e comportamental (irritabilidade, isolamento, modificação nos padrões de comportamento, absentismo).

Uma vez que a atividade laboral ocupa a maior parte do tempo de uma pessoa, é importante considerar que a prevenção desta situação é a forma mais eficaz para a combater, pois as suas consequências podem ser nefastas e influenciar outras áreas de vida da pessoa, tendo implicações a nível familiar, social, físico e psicológico.

burnoutshutterstock-715081789.jpg

Podemos assim incluir no nosso dia-a-dia alguns hábitos que promovem o bem-estar e obrigam, em certa medida, a pessoa a desligar do trabalho e a encontrar outras áreas de interesse. Tome nota de algumas destas rotinas:

  • Aprender a dizer não e a admitir que não pode responder afirmativamente a todos os pedidos que lhe fazem. Desta forma, vai evitar uma sobrecarga com tarefas que podem ser delegadas noutras pessoas e concentrar-se no que realmente interessa. Dizer não é também uma boa forma de trabalhar a autoestima e a assertividade.
  • Respire! Existem exercícios de respiração que induzem estados de calma e proporcionam uma sensação de relaxamento. Se se sentir confortável, pode também experimentar algumas técnicas de meditação que ajudam a esvaziar a mente e redefinir objetivos e preocupações.
  • Dedique-se aos seus passatempos, especialmente se estes estimularem a sua criatividade. Ter atividades paralelas que lhe gerem prazer e não estejam relacionadas com o trabalho é uma excelente forma de combater o burnout.
  • Não descure a sua vida social. Estar com amigos, falar com pessoas alheias ao trabalho e ainda desabafar sobre os temas que lhe causam preocupação é outras das maneiras mais eficazes de enfrentar situações limite antes que estas se apoderem de si.
  • Seja saudável. Adotar um estilo de vida saudável não é simplesmente uma moda: comer bem, fazer exercício, descansar adequadamente e respirar ar puro são antídotos naturais e baratos para o burnout.
  • Desligue a ficha. Literalmente. Tente ter todos os dias momentos em que não está ligado a nenhum tipo de tecnologia. Abstraia-se e observe os efeitos que esta pausa pode ter no seu corpo e na sua mente!

burnoutshutterstock-268132229.jpg

É extremamente importante manter uma higiene mental adequada. Seja o seu próprio polícia e, aos primeiros sinais de alarme, procure ajuda. Assim será mais fácil combater este tipo de situações e evitar, deste modo, repercussões mais graves.

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em burnout

Bibliografia

National Health Service, Burnout: How To Avoid It And Look After  Yourself: https://www.workingwellglos.nhs.uk/wp-content/uploads/2019/01/Burnout-how-to-avoid-it.pdf

American Psychiatric Association (APA): Well-being and Burnout: https://www.psychiatry.org/psychiatrists/practice/well-being-and-burnout

João Bravo, Burn Out: O Tratamento Natural Para o Stress, a Ansiedade e a Depressão. Casa das Letras. Edição: 2019.

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE