Como resolver essa situação?

Realizada por >Lay · 13 fev 2023 Terapia familiar

Tenho 18 e namoro faz 6 meses, porém é uma relação complicada, por conta do meu pai não deixar e dizer que só vou namorar quando eu "aprender a trabalhar, aprender a fazer algo na vida". Então, tive que esconder o meu namoro, durante esse tempo todo (mas toda minha família sabe). Além desse problema, não consigo ter uma boa convivência com meu pai, ele reclama de tudo o que eu peço ou faço, mal me deixa sair de casa (o que dificulta eu ver o meu namorado), me xinga e diz que "não presto pra nada", além de ser uma pessoa ignorante e complicada, difícil de se conversar, tenho bloqueios e traumas desde criança por causa dele, simplesmente não consigo conversar sobre nada com ele.
Então, eu nem se quer consigo dialogar com meu pai, sobre qualquer coisa que seja, muito menos sobre namoro, mas o meu namorado não entende isso. Desde que nos conhecemos, sempre procurei explicar e falar sobre essa situação do meu pai, para que ele entendesse um pouco de como é a minha vida. Sempre fiz de tudo para darmos certo, para ficarmos bem e ter um namoro estável, mesmo com esse problema.
Mas, percebi que ele não me entende e pouco se importa com as coisas que eu falo para ele relacionado ao meu pai. Para ele, eu apenas não quero assumir o nosso namoro. Ele me chama de fraca e sem atitude, por simplesmente não conseguir falar com meu pai, ele vive jogando as coisas pra cima de mim. Eu entendo que para ele é muito chato e cansativo viver em um relacionamento assim, sempre deixei claro que ele deveria escolher o melhor para ele, mas isso tudo também me machuca, pois eu não tenho liberdade e autonomia para escolhas e sinto extremamente insuficiente e insegura por causa disso, sempre com receio dele desistir.
Acabei de concluir o ensino médio e estou em busca de um emprego, para conseguir minha independência financeira e não depender mais de meu pai, para que ele não me impeça de fazer o que eu bem entender, mas cada dia vez sendo mais difícil.
Mas sinceramente não aguento mais toda essa situação, é desgastante e muito difícil não ter independência e liberdade para escolhas, não poder fazer do que quero, mesmo já tendo 18 anos, é pior ainda meu próprio pai não me entender e não me dar abertura para esse assunto. Acabo ficando totalmente sem expectativas e com medo.

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 15 FEV 2023

"...meu pai diz mal de mim, meu namorado não me apoia..."
Situação que apenas se resolverá com sua independência. Para isso terá que arranjar trabalho que lhe pague o suficiente para ter sua própria casa.
Conseguindo sua liberdade financeira, não tem que se preocupar com opinião dos outros, sejam pais, ou namorados.
Com liberdade, irá conseguir um namorado, para namorar e não para a tirar de casa dos pais.

Não espere que alguém a liberte, liberte-se.

Em frente, sem medo
Delfim Alves Fidalgo

Delfim Alves Fidalgo Psicólogo em Gondomar

796 respostas

171 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Terapia familiar

Ver mais psicólogos especializados em Terapia familiar

Outras perguntas sobre Terapia familiar

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3850 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3850

perguntas

respostas 1550

respostas