Tenho 20 anos, não sou independente, apenas estudo e minha mãe é muito rígida.

Realizada por >Ana Passos Santana · 18 jul 2023 Terapia familiar

Olá, eu já tenho 20 anos, reconheço que não sou totalmente adulta ou madura, não trabalho, apenas estudo na faculdade que é integral e só. Nunca deixo de estudar, passo em todas as matérias, nunca bebi, fumei, fiquei até tarde fora de casa, resumindo sempre fui a filha perfeita e nunca dei trabalho aos meus pais. Mas ano passado comecei a namorar, entendo não poder fechar a porta do quarto quando estiver junto do meu namorado na casa dos meus pais, afinal o lugar é deles, não meu. O que está me deixando desconfortável é eu não poder sair com ele, por exemplo, para viagens ou passar fins de semana juntos (sozinhos), eu sei que eles tem medo de uma gravidez e definitivamente não querem que eu tenha relações sexuais, mas eu sei me previnir, gravidez não está nos meus planos, e acho que isso deveria ser uma escolha minha, mas eles me proibiem e eu, como não possuo independência, não sei o que fazer. Gostaria de conselhos, sobre como convencer, principalmente minha mãe, a me dar mais liberdade, afinal ela não me controla apenas com meu namorado, ela não gosta que eu fique entre amigos até tarde, normalmente estipulando que eu volte pra casa no máximo às 22hrs, sempre me questionando sobre o que estou fazendo com eles etc...Não entendo porque ela não confia em mim e nem sei como mudar a mente dela. Minha situação com meu namorado é a que mais me deixa triste, pois é realmente frustrante não poder ter momentos de provacidade com ele mesmo eu ja sendo de fato uma mulher adulta, às vezes tenho que mentir ou omitir fatos para conseguir esses momentos, mas isso me deixa triste obviamente, não gosto de mentir, mas ao mesmo tempo não vejo escapatória sendo que meus pais são tão controladores nesse aspecto.

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 19 JUL 2023

"...filha sem liberdade..."

Seus pais querem o melhor para si e você sabe disso.
Eles querem confiar em si mas ao mesmo tempo devem ter medo que algo corra mal e que o seu futuro fique por aí.
Todo jovem, mesmo muito correto com seus pais, tem que conquistar seu espaço. Muitas vezes são pequenas mentiras para não andar a justificar tudo.
Não tenha medo de enfrentar seus pais, sempre corretamente e com respeito, dizendo-lhes que tem necessidade de seu espaço e que compreende seus receios. Que se estiver com dificuldades eles serão as pessoas com que sempre contará. Que seu objetivo é continuar os estudos e encontrar sua independência financeira. Que namorar vaz parte da vida como eles já passaram.
Diga-lhes que prefere falar com eles em vez de andar a falar com amigas, pois sabe que eles a amam e darão os melhores conselhos, mesmo que não sejam os mais livres, mas que tem necessidade de ter seu espaço e fazer seu caminho.
Seja honesta com suas emoções e tudo correrá bem melhor.

Em frente, sem medo

Delfim Alves Fidalgo Psicólogo em Gondomar

796 respostas

169 votos positivos

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Terapia familiar

Ver mais psicólogos especializados em Terapia familiar

Outras perguntas sobre Terapia familiar

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3850 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3850

perguntas

respostas 1550

respostas