7 dicas para aumentar a autoestima

A autoestima é a avaliação que cada pessoa faz de si mesma e está intimamente relacionada com o autoconceito. Saiba comoc pode melhorar a sua autoestima!

26 OUT 2018 · Leitura: min.
7 dicas para aumentar a autoestima

A autoestima é a avaliação que cada pessoa faz de si mesma e está intimamente relacionada com o autoconceito. É a base para qualquer relacionamento pois resulta do entendimento e conhecimento que a pessoa tem de si própria e de como acha, consequentemente, que pode ser vista pelos outros.

O que é a autoestima?

A autoestima é a avaliação que cada um faz de si mesmo. Assim, influencia a forma de ver o mundo, de ver os outros e as suas características e, inclusivamente, a forma como se comunica. Muitas vezes podemos falar de amor-próprio, uma expressão coloquial que também explica de uma forma concisa a necessidade que cada um tem de gostar de si mesmo.

Deste modo, para fortalecer a autoestima podemos ter em consideração quatro elementos fundamentais: a autoaceitação, a autoconfiança, as capacidades sociais e a rede social em que cada pessoa se insere. Dentro destes elementos, podemos desenvolver uma série de técnicas que permitem melhorar a autoestima.

autoestima2-shutterstock-754882975.jpg

O que posso fazer para melhorar a minha autoestima?

Compreender a própria história, dar um significado aos acontecimentos passados, aceitar o passado e abrir os braços para o futuro são, essencialmente, os passos a dar para fortalecer a autoestima. Existem muitas questões que podem ser trabalhadas em psicoterapia de uma forma personalizada. Ainda assim, há algumas dicas gerais que se podem seguir para desenvolver a capacidade de gostar de si:

  1. Abaixo as comparações -Vivemos em sociedade e somos todos diferentes uns dos outros. Cada um faz o seu caminho com as condições que tem e não vale a pena querer comparar a sua felicidade com a dos outros. Até porque o conceito de felicidade e realização muda de pessoa para pessoa. Não sinta culpa de não ser igual aos outros de desfrute da sua própria vida.
  2. Nem sempre as coisas acontecem da mesma maneira - Haver algo no passado que não correu bem não significa que seja sempre assim. As situações mudam, os tempos mudam e as pessoas também. Dar espaço para a surpresa, para o inesperado e para a aventura são formas de aceitar a vida e abrir-se para novas oportunidades. Não se prenda no passado. Reflita no que aconteceu, tire as suas conclusões mas deixe que a vida aconteça.
  3. Confie em si e no seu poder! -Acreditar que se é capaz de alcançar um objetivo é meio caminho andado para o fazer. Não fique à espera que os outros lhe deem elogios ou mostrem apresso por si. Seja independente e acredite nas suas capacidades. Por vezes pode ser necessário trabalhar um pouco mais para alcançar um objetivo mas as possibilidades existem!
  4. Conheça-se e perceba o que é que é realmente bom para si -É o outro lado de não fazer comparações. Conhecer-se profundamente, entender o que funciona consigo e quais são os seus verdadeiros objetivos vai dar-lhe força para os alcançar. Às vezes é melhor parar, analisar a situação e atuar em seguida de uma forma consciente e assertiva.
  5. Errar é humano - E voltar a tentar também. Se errou pense porquê, o que pode melhorar e o que está a pensar fazer para que para a próxima resulte. E seja fiel aos seus valores. Desculpar-se também é uma forma de ser forte.
  6. Agradeça e comemore -As vitórias são para comemorar. Agradeça o que tem e gosta, comemore com as pessoas que lhe são queridas e dê-se a liberdade de sentir que é bom vencer. Comemorar pequenos passos traz-lhe um incentivo extra para novos desafios.
  7. Aqui e agora! - Viva o presente. Pensar no aqui e agora e concentrar-se no que está a acontecer neste momento é o melhor que pode fazer para provar que entendeu o passado e que está em forma para aceitar os desafios que o futuro lhe vai trazer!

aujtoestima3shutterstock-448063051.jpg

Comece por pensar numa destas dicas por dia e veja como pouco a pouco vão fazendo parte do seu quotidiano. Desfrute!

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em autoestima

Bibliografia

National Health Service (NHS), Raising Low Self-Esteem: https://www.nhs.uk/conditions/stress-anxiety-depression/raising-low-self-esteem/

Nathaniel Branden, Autoestima: Como Aprender a Gostar de Si Mesmo: https://www.academia.edu/9409790/AUTO_ESTIMA_Como_aprender_a_gostar_de_si_mesmo_Nathaniel_Branden

American Psychological Association, Self-esteem: https://dictionary.apa.org/self-esteem

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE