Como cultivar a gratidão
A gratidão é um dos sentimentos mais poderosos para ver a vida de uma perspectiva positiva. Aprenda a desenvolvê-la!

A vida não é cor-de-rosa e cada um temos de superar os desafios diários que surgem no nosso caminho. Quando somos confrontados por um problema, podemos adotar diferentes atitudes. Podemos lamentar o fracasso profissional, uma doença, a ruptura de um relacionamento, a falta de dinheiro, etc. Ou podemos, através da gratidão, mudar a nossa forma de ver o que nos está a acontecer e olhar para o que o determinado fato tem de positivo.
As pessoas gratas são capazes de manter uma atitude positiva independentemente do que está a acontecer à sua volta. Apreciam momentos felizes, mas também são capazes de focar no que é positivo quando algo não vai bem. Estas pessoas valorizam o que têm e vêem as situações difíceis como uma oportunidade para aprender e crescer.
O que é a gratidão?
A gratidão é uma sentimento positiva que consiste em focar nas coisas boas da vida e assim desviar a atenção do que não temos.
Várias investigações científicas relacionam a gratidão com o bem-estar físico e mental. Pesquisa feita pela Universidade da Califórnia revelou que as pessoas que são habitualmente gratas se sentem muito melhor do que àquelas que se sempre focam nos problemas e que não agradeccem nada. A gratidão:
- Produz sentimentos de prazer
- Melhora a autoestima
- Aumenta a percepção da saúde
- Reduz o stress
- Promove o bem-estar físico e emocional
- Melhora a qualidade do sono
- Aumenta a resiliência
Além disso, a gratidão:
- Permite-nos procurar alternativas e reforça a nossa capacidade de tomar as decisões certas
- Compensa as emoções negativas. Se deixamos de pensar no que não temos para concentrar a nossa atenção no que temos, é mais combater os pensamentos ruins.
- Alimenta outras emoções positivas. Se somos gratos, é mais fácil sentirmo-nos calmos, optimistas e felizes.
- Ajuda a construir relações mais saudáveis e de melhor qualidade. Quando expressamos o nosso sincero apreço às pessoas que nos rodeiam, isso reforça os nossos laços com elas.
Hoje tive sorte, acordei e estou vivo. Tenho esta vida preciosa e não a desperdiçarei. Dalai Lama
5 passos para fomentar a gratidão
Embora cada pessoa tenha um temperamento e uma forma de encarar a vida, com um pouco de prática é possível cultivar a gratidão e reforçar o optimismo na tua mente.
Durante as próximas semanas, procura fazer os exercícios mentais que propomos a seguir. Provavelmente, eles te ajudarão a focar menos nos acontecimentos negativos e começarás a ter uma visão mais positiva da vida.
1. Para cada pensamento negativo, 4 positivos
Quando notares que estás a queixar-te de um acontecimento negativo na tua vida, tenta pensar em 4 ou 5 pontos relacionados com o assunto pelo qual estás grata. Por exemplo, se estás stressada com o seu parceiro, pensa no que te agrada na relação. Podes fazer o mesmo com stress no trabalho, stress financeiro e outros problemas quotidianos.
2. Cuidado com as comparações
Muitas pessoas têm o hábito de fazer comparações constantes com os outros. Estão sempre a comparar-se com aqueles que têm mais dinheiro, melhor aparência física, ou que são mais bem-sucedidos. Com isso, elas se acham inferiores aos demais. Se fazes tais comparações, procura mudar a tua perspectiva e pensa nas pessoas que têm menos que tu. Este simples exercício te mostrará como és verdadeiramente rica e afortunada.
3. Pratica o mindfulness
O mindfulness é uma prática budista que consiste numa variedade de exercícios mentais e respiratórios que nos ajudam não só a alcançar o relaxamento como também a deixar de lado a negatividade. Estudos demonstraram que o mindfulness reduz o stress, a ansiedade e melhora o humor.
4. Passa tempo com as pessoas que amas
Se estás a passar por um momento difícil em que não consegues sentir gratidão, procura passar tempo de qualidade com os seus amigos, parceiro e familiares. Isso irá te ajudar a ver como tens sorte em ter pessoas especiais na tua vida e a receber todo o amor que necessitas para passar por esta fase complicada.
5. Procura a felicidade nas pequenas coisas
Muitas vezes, a felicidade está nos pequenos prazeres da vida quotidiana. Ouvir música animada, beber uma chávena de café quente, ver o pôr-do-sol, dar um abraço apertado são atitudes simples, mas que têm um grande poder no aumento da nossa alegria e bem-estar.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE