Qual decisão seria a mais correta?

Realizada por >Nei · 16 mai 2021 Terapia de casal

Olá boa tarde sou Glaucinei tenho 34 anos sou casado ha 16 anos com um filho de 13 anos, ha quase dois anos passados meu relacionamento estava se esfriando e sem esperar conheci uma mulher se separando do marido na época onde nos conhecemos e nasceu um sentimento muito forte, minha esposa ficou sabendo no momento foi um choque mas com o passar do tempo ela disse que me perdoaria e sempre quiz e quer continuar e tentar uma vida nova, e esta outra mulher apareceu e supriu os detalhes onde faltava no meu casamento e o sentimento tornou se muito intenso, ela tem 4 filhos hj sendo de 3 homens, e diante disso as vezes fico com medo pois minha esposa quer continuar e fico pensando se eu deixa la futuramente a vida me cobrar por isso e eu ter consequências, mas pra esquecer a outra sera muito dificil, mas acredito que com muita fé Deus pode nos ajudar pois temos que lutar pela familia, e se eu escolher ir com a outra estarei destruindo onque construí nesse tempo, será que estou correto?

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 19 MAI 2021

Olá Glaucinei,
Obrigada pela sua partilha.
Acredito que se encontra num momento de vida difícil e creio que, seja qual for a sua decisão, ela será sempre correta.
Se, como entendi com o texto, tem ponderado a sua decisão e tem sido “honesto” para consigo e para com as duas senhoras envolvidas, parece-me de momento não poder fazer mais que isso. Há que aceitar a dor que possa existir e tentar olhar para dentro de si e procurar fazer o que acredita ser o melhor para todos em função do que pensa e sente.
Contudo, posso dizer que aqui mostra uma ambivalência entre o que sente (fortes sentimentos pela pessoa que conheceu) e o adquiriu (construção de uma família e tudo o que isso envolveu) e medo, medo porque, talvez, não tenha muita confiança numa pessoa que já esteve envolvida em vários relacionamentos e que, quer queira quer não, tem quatro pessoas (crianças?) a quem está ligada; e medo porque, pode acabar por perder alguém, que me fez crer, ser compreensiva e tudo o que envolve esse relacionamento.
Para ajudar a ponderar, pode fazer uma lista, por exemplo com 10 itens, a favor e contra, aspetos positivos e negativos, que existem, no seu entender em relação às duas pessoas com que está envolvido; pode pensar na situação como se fosse o amigo de alguém que se encontra nessa situação e pensar o que diria ao seu melhor amigo; sente-se numa cadeira, imagine-se velhinho, e pense sobre o que acredita hoje gostaria de ter vivido.
Na vida sabemos duas coisas: que morremos e que temos o tempo até que isso aconteça.
Seja qual for a sua decisão, talvez o mais importante possa ser o tentar sempre trazer algo de bom/melhor a si e aos outros. Acredito que isso pode fazê-lo sentir-se correto, o que me mostrou ser muito importante para si.
Bem-haja.
Abraço

Carla Rodrigues Psicólogo em Lisboa

9 respostas

36 votos positivos

Fazer terapia online

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

19 JUN 2022

Ola Glaucinei, agradeço a partilha!
Compreendo a ambivalência que deverá estar a sentir...neste momento, olhe para dentro de si e procure perceber o que o prende a cada uma delas, o que vê de bom e de menos bom em cada uma, que sentimentos nutre e como se projeta daqui a 40 anos.... se necessário, procure ajuda especializada para organizar o seu pensamento! Acima de tudo, a honestidade e comunicação aberta devem ser o mote!
Felicidades

Raquel Broegas Psicólogo em Almada

300 respostas

311 votos positivos

Fazer terapia online

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Terapia de casal

Ver mais psicólogos especializados em Terapia de casal

Outras perguntas sobre Terapia de casal

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3750 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1000

psicólogos

perguntas 3750

perguntas

respostas 1500

respostas