Exercício físico e saúde mental

Falar de saúde não é apenas falar de ausência de doenças. A saúde abarca o bem-estar físico, psíquico e social. A forma como tratamos o corpo tem repercussões a nível mental. Sabe quais?

26 NOV 2018 · Leitura: min.
Exercício físico e saúde mental

Falamos muitas vezes de como o nosso estado de ânimo afeta o corpo e como, por vezes, pode até ser desencadeador de doenças a nível físico. Mas o contrário também acontece e a forma como tratamos o corpo tem repercussões a nível mental.

Falar de saúde não é apenas falar de ausência de doenças. A saúde abarca o bem-estar físico, psíquico e social. E a verdade é que qualquer uma destas esferas da existência afeta as restantes.

Praticar uma atividade desportiva, além de todos os benefícios que pode trazer para a saúde física, é ainda benéfico não só para a esfera social, dado que, na maior parte das vezes, o desporto está associado ao contacto com outras pessoas, como também para a saúde mental.

É de conhecimento comum que treinar ajuda a diminuir o stress, permite prevenir estados depressivos e de ansiedade, contribui para o controlo da agressividade e melhora a autoestima, a memória, a capacidade de concentração e até as capacidades cognitivas. É inegável a sensação de bem-estar que se experimenta após uma atividade desportiva na qual se alcançaram os objetivos propostos.

ejerciciosaludmental2.jpg

Vantagens da prática desportiva para a saúde mental

  • Aumento da autoestima: a pessoa sente-se capaz de alcançar os seus objetivos, fica orgulhosa de si mesma e esta é uma sensação que se amplia para outras áreas da vida.
  • Redução de stress: a atividade física estimula a produção de endorfinas, o que desencadeia uma sensação de bem-estar.
  • Prevenção da depressão: o treino físico é um fator não só protetor como também pode ser um adjuvante na cura da depressão. O sentimento de se ser capaz que advém da prática desportiva é um excelente aliado no aumento da autoestima.
  • Higiene no sono: praticar uma atividade física ajuda a equilibrar o ritmo do sono, pois é gasta suficiente energia durante o dia.
  • Escape para a agressividade: as reações físicas da agressividade podem ser conduzidas para as atividades físicas com excelentes resultados. A ira pode ser transformada em energia que fica facilmente disponível na prática desportiva.
  • Memória e atenção: são capacidades que se veem também melhoradas com o desporto.
  • Promove a socialização: não só pela atividade em si como também pelo sentimento de pertença a um grupo que partilha uma mesma paixão.

Por que é que espera? Escolha o desporto da sua eleição e aproveite para se mexer e tirar todo o proveito que o desporto tem para si!

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

Office of Desease Prevention and Health Promotion, The Benefits of Playing Sports Aren’t Just Physical!: https://health.gov/news-archive/blog/2012/05/the-benefits-of-playing-sports-arent-just-physical/index.html

Faculty of Sport and Exercise Medicine UK, The Role of Physical Activity and Sport in Mental Health: https://www.fsem.ac.uk/position_statement/the-role-of-physical-activity-and-sport-in-mental-health/

The National Collegiate Athletic Association, Mind, Body and Sport: The Psychiatrist Perspective: http://www.ncaa.org/sport-science-institute/mind-body-and-sport-psychiatrist-perspective

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

últimos artigos sobre psicologia e terapias

PUBLICIDADE