Exercício físico e saúde mental

<strong>Artigo verificado</strong> por

Artigo verificado por Comité de MundoPsicologos

Falar de saúde não é apenas falar de ausência de doenças. A saúde abarca o bem-estar físico, psíquico e social. A forma como tratamos o corpo tem repercussões a nível mental. Sabe quais?

26 Nov 2018 · Leitura: min.
Exercício físico e saúde mental

Falamos muitas vezes de como o nosso estado de ânimo afeta o corpo e como, por vezes, pode até ser desencadeador de doenças a nível físico. Mas o contrário também acontece e a forma como tratamos o corpo tem repercussões a nível mental.

Falar de saúde não é apenas falar de ausência de doenças. A saúde abarca o bem-estar físico, psíquico e social. E a verdade é que qualquer uma destas esferas da existência afeta as restantes.

Praticar uma atividade desportiva, além de todos os benefícios que pode trazer para a saúde física, é ainda benéfico não só para a esfera social, dado que, na maior parte das vezes, o desporto está associado ao contacto com outras pessoas, como também para a saúde mental.

É de conhecimento comum que treinar ajuda a diminuir o stress, permite prevenir estados depressivos e de ansiedade, contribui para o controlo da agressividade e melhora a autoestima, a memória, a capacidade de concentração e até as capacidades cognitivas. É inegável a sensação de bem-estar que se experimenta após uma atividade desportiva na qual se alcançaram os objetivos propostos.

ejerciciosaludmental2.jpg

Vantagens da prática desportiva para a saúde mental

·         Aumento da autoestima. A pessoa sente-se capaz de alcançar os seus objetivos, fica orgulhosa de si mesma e esta é uma sensação que se amplia para outras áreas da vida.

·         Redução de stress. A atividade física estimula a produção de endorfinas, o que desencadeia uma sensação de bem-estar.

·         Prevenção da depressão. O treino físico é um fator não só protetor como também pode ser um adjuvante na cura da depressão. O sentimento de se ser capaz que advém da prática desportiva é um excelente aliado no aumento da autoestima.

·         Higiene no sono. Praticar uma atividade física ajuda a equilibrar o ritmo do sono, pois é gasta suficiente energia durante o dia.

·         Escape para a agressividade. As reações físicas da agressividade podem ser conduzidas para as atividades físicas com excelentes resultados. A ira pode ser transformada em energia que fica facilmente disponível na prática desportiva.

·         Memória e atenção são capacidades que se veem também melhoradas com o desporto.

·         Promove a socialização, não só pela atividade em si como também pelo sentimento de pertença a um grupo que partilha uma mesma paixão.

Por que é que espera? Escolha o desporto da sua eleição e aproveite para se mexer e tirar todo o proveito que o desporto tem para si!

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Deixe o seu comentário