Psicologia online: como funciona?

A psicologia online permite que uma terapia se realize à distância de um clique, o que pode ser extremamente benéfico em determinadas situações.

26 OUT 2018 · Leitura: min.
Psicologia online: como funciona?

Com os avanços da tecnologia, existem formas de aproximar paciente e terapeuta que até há pouco tempo poderiam ser impensáveis. A psicoterapia online permite que este encontro se dê à distância de um clique, o que pode ser extremamente benéfico em determinadas situações. A distância deixa de ser um entrave à terapia e a comunicação pode, em certos casos, ser até facilitada.

Como é que funciona a terapia online?

A comunicação entre o paciente e o terapeuta é a base de qualquer terapia. Apesar de haver elementos que se podem perder quando não existe um contacto físico, as tecnologias que temos hoje em dia, que incluem excelentes comunicações através de vídeo, permitem minimizar este obstáculo. Assim, pessoas que têm mobilidade reduzida, ou se encontram longe do seu terapeuta, seja qual for o motivo, podem ver colmatada a sua necessidade de acompanhamento profissional sem precisar de sair de casa e até percorrer longas distâncias.

Numa consulta em que se utilize o vídeo, a comunicação não se limita à sua vertente oral, uma vez que se podem também interpretar os sinais que são enviados pelos gestos, posturas e expressões, ou seja, toda a parte não-verbal da comunicação.

Quais os passos pelos quais passa a terapia online?

Na sua base, os passos de uma terapia online não são muito diferentes dos de uma terapia tradicional, de acordo com a linha teórica que cada terapeuta seguir.

Por uma questão de proteção de dados, antes de começar a terapia o paciente tem de concordar quais são os seus dados que serão utilizados e como, tendo sempre em vista que o profissional terá de ter acesso a eles para poder prosseguir com o acompanhamento. É fundamental que fique completamente esclarecido qual o tratamento que se dará aos referidos dados.

psicologiaonlineshutterstock-210056173.j

Outro ponto importante que terapeuta e paciente têm de esclarecer devidamente antes da intervenção refere-se à confidencialidade da consulta. Uma vez que não existe uma prova física, ambos se têm de comprometer a estar sozinhos durante as sessões a menos que, por interesse (e com conhecimento e autorização) de ambas as partes, se decida que poderá haver mais alguém presente numa ou em várias sessões.

Depois é acordado qual o canal no qual vão decorrer estas sessões (Skype, hangouts, whatsapp ou outra plataforma especializada e segura).

A partir deste momento, as sessões decorrerão da mesma forma que acontece com as sessões convencionais, ou seja, é feita uma avaliação e os intervenientes podem acordar acerca da duração do acompanhamento e das sessões, realizando um plano de terapia.

Muitas vezes estas sessões vão mais além com alguns exercícios que o terapeuta possa enviar por e-mail para o paciente, por exemplo.

Com o desenvolvimento de tecnologias específicas, especialmente no que respeita à criação de plataformas especializadas em atendimento psicológico, a terapia online tende a ganhar mais adeptos graças à sua comodidade e à maneira simples de permitir o contacto entre cliente e terapeuta. 

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

American Psychological Association, What you need to know before choosing online therapy: https://www.apa.org/topics/online-therapy

Speyer, Cedric, Online Therapy: Review of Relevant Definitions, Debates, and Current Empirical Support: https://www.researchgate.net/publication/8684941_Online_Therapy_Review_of_Relevant_Definitions_Debates_and_Current_Empirical_Support

The Guardian, Thousands go online for therapy. But does it work?: https://www.theguardian.com/society/2017/feb/12/online-therapy-thousands-but-does-it-work

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

Comentários 1
  • cleide vieira

    Boa noite qual é o valor da sessão te terapia oline? Obrigada

últimos artigos sobre psicologia e terapias

PUBLICIDADE