7 passos para acabar com a falta de motivação

Em alguns momentos da vida, todos lutamos contra a desmotivação, mas com as estratégias adequadas é possível voltar a ser motivado.

19 OUT 2020 · Leitura: min.

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7 passos para acabar com a falta de motivação

Sem motivação, a vida não evolui. Ela é uma força interna que nos leva a mudar a nós mesmos, o nosso ambiente e assim conquistar o bem-estar. A motivação é um comportamento persistente orientado para a realização de metas. Quano estamos motivados, agimos e tomamos as medidas necessárias para alcançar o que queremos.

De acordo com os psicólogos, existem duas fontes principais de motivação:

  • Motivação interna: que vem do nosso propósito de vida, das nossas crenças e valores.
  • Motivação externa: vem do ambiente em que vivemos e do possível reconhecimento social. A motivação externa pode ser dinheiro, fama, aprovação dos outros, etc.

Se estamos motivados, aprendemos e crescemos. Por outro lado, quando há falta de motivação, perdemos o desejo de evoluir, passamos a fazer as coisas por fazer e, com isso, não há evolução pessoañ.

As pessoas me dizem que a motivação não dura muito, e eu lhes digo que um banho também não. Por isso recomendo fazer as duas coisas todos os dias. Zig Ziglar

Por que me falta motivação?

A falta de motivação pode ser causada por muitos motivos. O primeiro passo para acabar com ela descobrir porque te sentes desmotivada. As principais causas são:

  1. Falta de autoconfiança: quando alguém acredita que não é capaz de fazer algo ou está convencido de que não pode tolerar o sofrimento associado a uma determinada tarefa, é muito provável que seja difícil estabelecer metas e persistir para alcançá-las.
  2. Evitar algum tipo de desconforto: muitas vezes, a falta de motivação é uma forma de nos proteger de sentimentos desconfortáveis como, por exemplo, a frustração. Isso ocorre principalmente quando a meta é muito difícil de alcançar.
  3. Falta de compromisso: quando temos que realizar uma tarefa porque somos obrigados ou por causa da pressão social. Se não há um desejo real de alcançar um objetivo, é impossível haver motivação.
  4. Estar sobrecarregado: se estamos numa fase em que temos de resolver muitos problemas ao mesmo tempo, é natural que nos sintamos estressados e este sentimento pode matar a motivação.
  5. Problemas de saúde mental: a falta de motivação é um sintoma comum de depressão. Pode também estar relacionada com outros transtornos psicológicos, como a ansiedade.

7 formas de ficar mais motivado

Se dura muito tempo, a desmotivação incapacita e compromete todas as esferas da nossa vida. No entanto, com algumas estratégicas simples é possível reverter esse padrão de comportamento.

1. Haja como se estivesse motivado

Enganar o nosso cérebro pode mudar as nossas emoções e consequentemente aumentar a nossa motivação. Em vez de ficar sentada no sofá à espera de motivação, pergunte-te: o que eu estaria a fazer agora se estivesse motivado? Depois, tente fazer cada uma dessa tarefas. Embora no início a motivação não seja genuína, sair da inércia te fará bem e este sentimento pode te levar a encontrar uma verdadeira motivação para mudar o teu estado de espírito.

2. Pensa positivo:

Quando estamos desmotivados, é natural que os pensamentos negativos dominem a nossa mente. Isso não nos deixa avançar. Assim, presta atenção no que estás a pensar e tenta substituir cada pensamento negativo por um positivo. Se pensas que vai falhar em uma tarefa, faça uma lista mental com as razões pelas quais tudo pode dar certo. Ter uma visão mais equilibrada do que pode acontecer vai te ajudar a estar mais motivada para tentar.

3. Use a regra dos 10 minutos

Se tiver uma tendência para procrastinar, essa estratégia simples pode ser muito útil. Dê a si própria permissão para deixar uma tarefa após 10 minutos. Quando chegar a esta marca, pergunta-te se quer continuar ou parar. É provável que continue. Se não tiver motivação para começara  fazer um relatório chato do trabalho ou se não conseguir sair do sofá para ir ao ginásio, use essa regra para se motivar. Verás que começar é muitas vezes a parte mais difícil.

4. Estabeleça uma recompensa por cada dever concluído

Crie pequenas recompensas pelo trabalho realizado. Essa estratégia irá te ajudar a estar motivada para atingir as suas metas. Por exemplo, se estiver a desenvolver um projecto de trabalho importante, mas não tiver motivação para concluí-lo, trabalha durante uma hora e depois te permita olhar as redes sociais durante cinco minutos. No entanto, tenha certeza de que as recompensas não sabotam os teus esforços. Recompensar o trabalho árduo no ginásio com um donut é contraproducente. E irá diminuir a tua motivação a longo prazo.

5. Acrescenta pequenos prazeres nas tarefas chatas

Acrescenta um pouco de diversão a algo que não estás motivada a fazer: 

  • Ouça música enquanto corre
  • Telefona para um amigo enquanto limpa a casa
  • Acenda uma vela perfumada durante o trabalho
  • Saia para comer num bom restaurante numa viagem de negócios

Certifica-te apenas que a diversão não afecta teu desempenho. Por exemplo, ver televisão enquanto estás a estudar pode te distrair e até te levar a parar de estudar. 

6. Cuida-te

Uma dieta pobre em nutrientes, a falta de sono e de tempo livre são alguns dos fatores que podem prejudicar a motivação. Portanto, cria um plano de autocuidado e não te esqueça de:

  • Fazer exercício físico regularmente
  • Dormir a quantidade de horas necessárias para um sono reparador
  • Beber água e manter uma dieta saudável
  • Ter tempo para o lazer e a diversão
  • Passar um tempo com pessoas queridas

7. Busca ajuda de um psicólogo

Se mesmo após seguir esses passos a desmotivação persistir, procura a ajuda de um médico e de um psicólogo. O médico irá verificar se não há nenhuma condição física que está a afectar o teu estado de espírito. E o psicólogo será capaz de avaliar se a apatia e o desânimo estão relacionados com quaisquer problemas psicológicos, tais como a depressão. 

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MundoPsicologos.pt

Bibliografia

Mental Health Foundation, What Advice Would You Give to Someone Lacking in Motivation?: https://www.mentalhealth.org.uk/blog/what-advice-would-you-give-someone-lacking-motivation

Erick Barker, How to Motivate Yourself: 3 steps backed by science: https://time.com/2933971/how-to-motivate-yourself-3-steps-backed-by-science/  

Ashley Rosebloom, How to Get Motivated and Stop Procrastinating: 51 Ways to Overcome Anxiety, Depression, Fear, and Lack of Motivation (2014). 

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